JMJ 2023: Bispo do Funchal esteve no Aeroporto da Madeira para acolher jovens peregrinos

«Saiam de vossas casas, invadam as praças, as igrejas, as ruas» – D. Nuno Brás

Foto: Jornal da Madeira

Funchal, Madeira, 26 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo do Funchal esteve hoje no Aeroporto da Madeira para acolher jovens peregrinos que vêm participar nos ‘Dias na Diocese’, o programa religioso e cultural que antecede a JMJ Lisboa 2023.

D. Nuno Brás aproveitou para visitar a exposição alusiva à história da JMJ, patente na área das chegadas, informa o ‘Jornal da Madeira’.

O responsável presidiu, à tarde, à Eucaristia de abertura destes ‘Dias na Diocese’ (DND), com a participação da maioria dos 564 jovens estrangeiros que chegaram ao arquipélago.

“Ao longo destes dias, saiam de vossas casas, invadam as praças, as igrejas, as ruas. Batam às portas. Sobretudo, batam às portas de muitos corações. Encontrem homens e mulheres, jovens e adultos. Deixem que Jesus se sirva de todos para semear. Semeiem Jesus onde quer que estejam, o que quer que façam”, disse, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.

Semeiem Jesus com o vosso testemunho, com as vossas atitudes, com as vossas palavras, com a vossa oração, com o modo de viver em grupo. Semeiem Jesus abundantemente porque aqueles que encontrarem pelo caminho (quem quer que eles sejam) necessitam de vocês”.

Foto: Diocese do Funchal

Os jovens peregrinos chegam da Polónia, Áustria, Espanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, México, Brasil, Venezuela, seja por “raízes familiares”, inspirados pelo percurso do Beato Carlos da Áustria ou à procura da “beleza da ilha”.

Os DND são apresentados como um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 e 6 e agosto de 2023, e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

Lisboa é a primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ, um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

O anúncio da escolha da capital portuguesa aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e passou até hoje pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top