Diocese vai acolher cerca de 1400 peregrinos estrangeiros, a caminho de Lisboa
Viana do Castelo, 11 jul 2023 (Ecclesia) – O coordenador do Comité Organizador Diocesana (COD) de Viana do Castelo disse que os jovens estão “altamente motivados” para participar na JMJ Lisboa 2023.
“A Diocese de Viana do Castelo tem cerca de 1300 jovens inscritos na JMJ e vai acolher cerca de 1400 peregrinos estrangeiros, especialmente de França e Polónia”, disse hoje à Agência ECCLESIA o padre Domingos Meira.
O número de inscritos “surpreendeu” o sacerdote, que reconheceu que a peregrinação dos símbolos da JMJ (cruz e ícone de Nossa Senhora) naquela diocese foi “um novo fôlego” e “contagiou os indecisos”.
Os jovens da Diocese de Viana do Castelo que vão participar na JMJ recorreram à criatividade para angariar fundos para inscrição.
“A maioria desses grupos organizou-se, com dinâmicas, na paróquia e fizeram festas para angariar as verbas e se deslocarem até Lisboa, onde vai decorrer a JMJ de 01 a 06 de agosto”, sublinhou o coordenador do COD.
Uma semana antes da JMJ realizam-se os chamados ‘Dias nas Dioceses’ e a diocese do Alto Minho vai receber “cerca de 1400 jovens” do estrangeiro, que vão ter propostas “de vários âmbitos”.
“Uma semana (26 a 31 de julho) baseada na cultura, oração, arte, gastronomia e tradições”, avançou o padre Domingos Meira.
O encontro “central” vai realizar-se em Ponte de Lima, na ExpoLima, que vai reunir os jovens inscritos de Viana do Castelo, os peregrinos estrangeiros e as famílias de acolhimento.
As famílias de acolhimento aderiram às solicitações e “todos os jovens peregrinos estrangeiros” vão estar alojados nas famílias disponíveis.
Em Paredes de Coura, na Praia fluvial do Taboão, realizou-se, este sábado, o último encontro preparatório dos jovens da Diocese de Viana do Castelo que vão participar na JMJ.
LFS/OC