«Foi uma emoção enorme, o coração está cheio», contou Samuel, jovem italiano
Lisboa, 04 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco confessou hoje Samuel, um jovem italiano de 19 anos, Francisco, de Espanha, de 21 anos, e a Yesvi, com 33 anos, proveniente da Guatemala, no Parque do Perdão, em Belém.
“Tentei esquecer até hoje, uma noite que não consegui dormir muito”, disse Francisco, aos jornalistas, após o Sacramento da Reconciliação com o se homónimo, Papa.
O jovem espanhol explicou que foi “pela emoção e pela experiência” de estar perto do Papa, por falar com ele, “e olhar os seus olhos”.
“Foi uma emoção enorme, o coração está cheio é complicado não estar a pensar todo o tempo”, acrescentou.
O peregrino que se costuma confessar “com o diretor espiritual”, afirmou que “a confissão é sempre o que é”, e “foi só um presente confessar com o Santo Padre”.
Francisco recebeu um terço, que vai guardar “pela vida toda”, revela que vai ficar com a mensagem do Papa mas, desta quinta-feira, na celebração de acolhimento ao pontífice na JMJ Lisboa 2023: “não ter medo, e acreditar até ao fim, ser valente, acreditar no Evangelho e na Igreja Católica”.
“Somos latinos”, salientou Yesvi, da Guatemala, destacando “um abraço” com o Papa argentino, e partilhando que quando recebeu a informação que se ia confessar ao bispo de Roma disse que “primeiro tinha de pensar”, porque é “voluntária”.
De Itália, com 19 anos de idade, o jovem Samuel, confessou ter sido “uma bela experiência”, ao contrário do jovem espanhol dormiu a noite toda e revelou que estava tranquilo, o que não aconteceu no início daquele momento.
Os 150 confessionários que estão no Parque do Perdão da JMJ Lisboa, em Belém, foram construídos por reclusos portugueses de três Estabelecimentos Prisionais: Coimbra, Paços de Ferreira e Porto; a construção dos confessionários foi um serviço remunerado que valoriza o trabalho realizado pelos reclusos e contribui para a sua reinserção na sociedade.
No Parque do Perdão, onde também existe uma capela, o Comité Organizador Local da JMJ 2023 propõe um espaço onde “os peregrinos podem fazer um encontro com o Cristo Misericordioso através do Sacramento da Reconciliação”.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens, promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
A edição portuguesa tem como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
SN/CB/OC