Responsáveis católicos sublinham dificuldades impostas pela guerra
Lisboa, 07 jul 2023 (Ecclesia) – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai ter a participação de uma delegação de 18 peregrinos russos, numa etapa que os levará ao encontro da juventude russa, marcado para 23 a 27 de agosto, em São Petersburgo.
“Na capital portuguesa estará presente uma delegação de 18 russos, liderada pelo padre Markus Novotni, responsável pelas atividades formativas e ecónomo do Seminário Católico de São Petersburgo, que depois no final de agosto contarão aos participantes a sua experiência na Jornada Mundial da Juventude”, avança o portal de notícias do Vaticano.
A província eclesiástica da Igreja Católica na Rússia consiste na Arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscovo, e três dioceses sufragâneas: a de São Clemente, em Saratov, a de São José, em Irkutsk, e a da Transfiguração, em Novosibirsk.
“Como os católicos na Federação Russa representam menos de 1% da população total, trata-se, de comunidades pequenas que, às vezes, contam com a presença de um padre com pouca frequência durante o ano. Não há dados precisos sobre o número de católicos presentes na Federação”, acrescenta a notícia.
O registo de católicos batizados indica ser “inferior a um milhão”, de acordo com o arcebispo Paolo Pezzi, responsável pela Arquidiocese de Moscovo desde 2007.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 está marcada para os dias 1 a 6 de agosto e a participação da relegação russa é vista como uma etapa de uma “peregrinação contínua” rumo ao Encontro da Juventude Russa, que se realiza em São Petersburgo, de 23 a 27 de agosto.
O encontro na cidade russa terá características semelhantes à JMJ Lisboa 2023 e inclui no programa um encontro, “à distância”, de diálogo entre os jovens e o Papa Francisco.
“O evento mais aguardado da etapa de São Petersburgo será a ‘live’ com o Papa Francisco. Num momento histórico, em que é muito difícil para os cidadãos da Federação viajar pela Europa, a Igreja Católica na Rússia está atendendo às necessidades de todos os seus fiéis, incluindo aqueles que não poderão estar em Lisboa ou São Petersburgo”, adianta a organização.
O Encontro da Juventude Russa vai na sua 10ª edição e prevê a presença de cerca de 400 pessoas, entre inscritos e organizadores estando no seu programa previstos momentos de catequese, de oração pessoal e comunitária.
Os encontros de catequese serão programados para “cerca de 30 participantes, espalhados pelas várias paróquias da cidade russa”, que “atualmente conta com oito locais de culto católico”, e vão ser baseados no tema da JMJ Lisboa 2023 – «Maria levantou-se e partiu apressadamente».
O programa prevê visitas a várias paróquias católicas da cidade e a celebração da missa, e os jovens, provenientes das quatro dioceses da província eclesiástica da Igreja Católica na Rússia e de 54 cidades da Federação, serão acolhidos pelas paróquias e famílias católicas de São Petersburgo, sendo acompanhados por “cinco bispos, padres e religiosos envolvidos na pastoral dos jovens”.
A “peregrinação sem fim” convida os jovens a regressar às suas comunidades testemunhando a experiência do Encontro da Juventude Russa e desfiando também os 18 jovens da delegação russa, que participam na JMJ Lisboa 2023, a dar testemunho dessa participação.
LS