Comunidades católicas esperam cerca de 23 mil peregrinos, na semana anterior ao encontro mundial
Porto, 31 mai 2023 (Ecclesia) – O responsável do Comité Organizador da Diocesano (COD) do Porto para a JMJ2023 considera que a preparação dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND) naquela diocese está a “correr muito bem”, no momento em que se passa “da fase dos sonhos para a realidade”.
“A diocese vai-se preparando, está a fazer um caminho e a construir pontes para acolher os peregrinos estrangeiros que vão participar na Jornada Mundial da Juventude”, disse à Agência ECCLESIA o padre Jorge Nunes.
A Diocese do Porto espera acolher “cerca de 23 mil peregrinos de todos os continentes e muitos países”.
Apesar do caminho “positivo”, o padre Jorge Nunes admite que há “também alguns receios, especialmente nas famílias de acolhimento”, por isso tem pedido para que estas “não tenham medo”.
“Vamos ter uns dias belíssimos, entre 26 e 31 de julho, com estes jovens que escolheram a diocese do Porto”, salienta o responsável pelo COD Porto.
O programa dos DND, no Porto, vai passar pelas paróquias, em cada manhã, “com as famílias de acolhimento e momentos fortes de oração”.
O COD do Porto vai convidar, nas tardes dos DND, os peregrinos a “irem ao coração da diocese, à casa mãe, e às cidades de Vila Nova de Gaia e Matosinhos”.
Estas cidades vão promover “atividades culturais, religiosas, concertos, conferências e visitas a museus”, referiu o padre Jorge Nunes.
Os DND prepararam também “uma igreja para a adoração ao santíssimo, outra para o serviço da confissão e outra para a oração de Taizé”, acrescentou o responsável.
No sábado, dia 29 de julho, vai realizar-se “um grande encontro entre os jovens acolhidos e os jovens da diocese, no parque da cidade do Porto, onde vai ser celebrada uma Eucaristia com D. Manuel Linda e os bispos dos jovens peregrinos”.
“Até ao momento já se inscreveram mais de 30 bispos que vão viver com os seus jovens os DND no Porto”, adiantou o padre Jorge Nunes.
No mesmo local vai realizar-se também um “festival cultural e musical, com bandas e filarmónicas, conjuntos de bombos, fanfarras e ranchos folclóricos”.
Na noite desse dia vai ser exibido “um momento audiovisual” onde se retrata “toda a história da Jornada Mundial da Juventude, desde o sonho de João Paulo II até aos nossos dias”, completou.
LFS/OC
JMJ 2023: Dias nas Dioceses levam jovens de todo o mundo a todas as regiões de Portugal