JMJ 2023: Diocese de Santarém recebe peregrinação dos símbolos em junho

Santarém, 31 mai 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém recebe hoje os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que vão peregrinar neste território no mês de junho, após a passagem da Diocese de Leiria-Fátima, às 19h00, em Minde.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Comité Organizador Diocesano de Santarém, para a Jornada Mundial da Juventude 2023, informa que a receção dos dois símbolos da JMJ, através da Vigararia de Alcanena, realiza-se após a Eucaristia na igreja matriz de Minde, de onde saem em procissão até ao nicho/parque de merendas.

Segundo o programa, está prevista uma “breve paragem e reflexão”, em frente à capela de Casais Robustos, às 19h15, seguindo-se convívio no cabeço/capela de Santa Marta (Moitas Venda) com “reflexão mariana para encerrar o mês de maio, mês de Maria”, e confraternização.

A Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani da JMJ vão percorrer a Vigararia de Alcanena, até 3 de junho, destaca-se a passagem pela Praia Fluvial dos Olhos de Água “para integrar os festejos/dinâmicas do Dia da Criança”, no dia 1, a partir das 11h00; e a festa final “para toda a população”, no jardim da República de Alcanena, com pinturas, insufláveis, música, jogos tradicionais, peddy paper.

Depois, os dois símbolos vão para a Vigararia do Entroncamento e visitam “todas as paróquias e lugares”, a receção no dia 5, segunda-feira, às 16h00, é na Rotunda do Cavalo, “em carro de cavalos, com a Banda Filarmónica; a 7 de junho, são entregues às comunidades de Tomar, até dia 12, e vão integrar a Procissão Diocesana do Corpo de Deus, presidida pelo bispo de Santarém, D. José Traquina, às 17h00, do dia 8 do próximo mês.

Na Vigararia de Torres Novas, de 12 a 17 de junho, começam por chegar à Paróquia de Riachos, “em percurso de trator até à igreja paroquial”, às 20h30, numa receção com banda; participam também na oração dos padres da diocese, na Casa das Irmãs de São José de Cluny no dia do Sagrado Coração de Jesus (16), no último dia estão num vigília de oração no adro/miradouro da Ermida Nossa Senhora do Pranto (21h30).

Segundo o programa diocesano, depois a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são recebidos na Vigararia de Almeirim, até dia 21 de junho: na Paróquia da Carregueira vão ser acompanhados por motards, dia 18, e vão às Festas da Cidade de Almeirim – barraquinha, exposição dos símbolos e flahsmob, a partir das 19h15, no dia 20.

Santarém é a penúltima vigararia a receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, destaca-se uma procissão e vigília de oração em Pernes (dia 22), e, no dia seguinte, uma procissão no Vale de Santarém, para além da Solenidade do Nascimento de São João Batista, dia 24, no Cartaxo;

Esta peregrinação diocesana termina na Vigararia de Rio Maior, a partir de 26 de junho, depois, os dois símbolos vão ser entregues à Diocese de Lisboa, no dia 30 de junho, uma sexta-feira, às 21h30, na igreja paroquial de Alcobertas, após uma celebração da luz, informa o COD de Santarém/Pastoral Juvenil diocesana.

Santarém é a 20ª diocese portuguesa a receber a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani da JMJ, antes de serem entregues ao Patriarcado de Lisboa, para a última etapa desta peregrinação antes da JMJ 2023 na capital portuguesa, e que começou em novembro de 2021, no Algarve.

CB

Partilhar:
Scroll to Top