JMJ 2023: Diocese de Coimbra promoveu formação certificada de voluntários para os «Dias Nas Dioceses»

Primeira sessão de formação mobilizou cerca de 160 participantes

Coimbra, 17 mai 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra para a Jornada Mundial da Juventude 2023 realizou a primeira formação de voluntários no âmbito dos ‘Dias Nas Dioceses’, a semana antes da JMJ, que decorre de 26 a 31 de julho.

“Uma aposta ganha, que temos a certeza que irá dar frutos no futuro”, refere Hugo Monteiro, coordenador do COD Coimbra, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira sessão de formação certificada de voluntários mobilizou cerca de 160 pessoas, centrou-se em dois pontos, o ‘Voluntariado e Empatia’ e a ‘Coordenação e Liderança Servidora de Pessoas Voluntárias’, e foi dinamizada pela empresa Pista Mágica, no sábado, dia 13 de maio, no Edifício Leonardo da Vinci, no Iparque, em Coimbra.

Esta iniciativa pretende formar voluntários para um “trabalho de excelência nos Dias na Diocese”, em Coimbra, de 26 a 31 de julho, e durante a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.

O Comité Organizador Diocesano de Coimbra destaca que, para além dos seus membros, participaram equipas dos Comités Organizadores Territoriais (COT) e delegados de Locais de Acolhimento (LA).

Joana Mendes, da equipa do COD Coimbra e do COT Clara Nascente, destacou desta formação os “temas muito relevantes e dinâmicas muito interativas”.

A empresa formadora explicou que sobre o tema ‘Voluntariado e Empatia’, o objetivo foi dar aos participantes as “competências necessárias” para realizarem a atividade de voluntariado “e/ou fazerem uma avaliação acerca da forma de atuação nas funções voluntárias em que se envolvem”, enquanto no tema ‘Coordenação e Liderança Servidora de Pessoas Voluntárias’ quiseram a que os adquirissem competências para “acompanharem, motivarem e coordenarem atividades de voluntariado”, em ambas proporcionaram tempos de reflexão.

O Comité Organizador Diocesano de Coimbra para a Jornada Mundial da Juventude 2023 informa que a próxima sessão de formação certificada é no dia 4 de junho, um domingo, também no Iparque.

Os ‘Dias nas Dioceses’, também conhecidos como pré-jornadas, vão realizar-se em 17 dioceses de Portugal continental e regiões autónomas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os jovens participantes vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja, da comunidade, com as suas especificidades, as pessoas e a região, a riqueza das tradições, da cultura e do património.

A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Cada Jornada Mundial da Juventude realiza-se, anualmente: a nível diocesano, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top