JMJ 2023: Coimbra viveu o «dia mais internacional de sempre»

«For God Shake Festival» reuniu mais de 20 mil jovens na Praça de Canção

Coimbra, 29 jul 2023 (Ecclesia) – O coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra disse que a realização do “For God Shake Festival”, este sábado, fez acontecer Jornada Mundial da Juventude em Coimbra com jovens de “mais de 90 países a celebrar a mesma fé”.

Hugo Monteiro afirmou que a realização da atividade que reúne todos os jovens participantes nos Dias nas Dioceses, a juventude de Coimbra que vai participar na JMJ Lisboa 2023, as famílias de acolhimento e os voluntário é “um  dia marcante para a diocese, se calhar o dia mais internacional de sempre”.

Na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude, os peregrinos internacionais são convidados a participar nos Dias nas Dioceses, que em Portugal decorrem entre 26 e 31 de julho, para partilha cultural e da vivência da fé nas diferentes regiões do país e preparação da JMJ, que decorre em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto.

“É um momento que vai ficar marcado em todos estes peregrinos, que escolheram Coimbra”, afirmou o coordenador do COD.

O “For God Shake Festival” (por amor de Deus) foi a atividade que reuniu todos os participantes nos Dias nas Dioceses, que têm participado em centenas de atividades espalhadas pelos 90 locais de acolhimento, de que fazem parte mais de 2900 famílias que se inscreveram para receber peregrinos.

“É espantoso o acolhimento e a riqueza que têm sentido em todos estes Dias nas Dioceses. Alguns dizem que lhes vai custar ir embora. Mas vamos ter de os mandar para Lisboa”, disse Hugo Monteiro.

Questionado sobre a expectativa para a JMJ Lisboa 2023, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto, o coordenador do COD disse que “é muito grande” e que “é muito importante que a Igreja perceba que este momento é chave”.

“Tal como estes peregrinos vieram ao nosso encontro, está na hora da nossa Igreja ir ao encontro. E tenho a certeza que isso vai acontecer”, afirmou.

“A nossa Igreja está viva. A juventude está aqui, está viva, quer fazer parte desta mudança”.

Para o bispo de Coimbra, o acolhimento de jovens de muitos países na diocese “tem sido um desafio tremendo” e é uma ocasião para pensar “no presente e no futuro”.

“É um acontecimento muito grande, o maior que conhecemos na nossa diocese que queremos que seja de renovação de transformação, de mudança para uma igreja jovem para uma Igreja alegre! Uma igreja com capacidade de evangelização onde todos sejam participantes”, afirmou D. Virgílio Antunes.

O bispo de Coimbra sublinhou a presença da “força juventude” de muitos países do mundo, que traz Cristo no coração”, porque “há um ideal, há uma força, há uma razão de ser, há uma motivação”.

“A JMJ é uma coisa única na vida de uma pessoa”, afirmou D. Virgílio Antunes.

O “For God Shake Festival” decorreu na Praça da Canção, que foi batizada pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de “Parque Alma Mater”, onde participaram grupos oriundos dos Emirados Árabes Unidos, China, Porto Rico, Equador, República Dominicana, Espanha e França.

Após a celebração da Eucaristia, às 18h00, presidida por D. Virgílio Antunes e concelebrada por numerosos bispos que integram as delegações presentes, a noite levou ao palco principal a Banda da Paróquia, Anaquim, Coimbra Gospel Choir, João Paulo Vaz e a Banda JM.

PR

Partilhar:
Scroll to Top