Clesia Jenny e Armando Júnior integram a comitiva da Conferência Episcopal de Moçambique
Lisboa, 30 jun 2023 (Ecclesia) – Clesia Jenny e Armando Júnior são um casal inscrito na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, integrando a comitiva da Conferência Episcopal de Moçambique, que vai concretizar dois sonhos: vir a Portugal e participar numa edição internacional da JMJ.
“Nós sempre tivemos muita vontade em participar desde Cracóvia, depois o Panamá, e nunca nos conseguimos organizar para poder participar no grande encontro mundial de jovens com o Papa mas, desta vez, combinámos que faríamos todo o esforço possível para estar, são dois sonhos: ir a Portugal e participar na JMJ”, conta â Agência ECCLESIA Clesia Jenny.
O casal de catequistas da paróquia de N. Sra. das Graças, em Maputo, são os únicos paroquianos locais a viajar para Portugal.
Somos os únicos que vamos da nossa paróquia, na certeza que levamos todos e, mais do que levar para a JMJ, esperamos receber muito mais para poder partilhar aqui com os irmãos que não terão esta oportunidade”.
A jovem de 26 anos, faz parte também do “grupo coral e do grupo de leitores da paróquia”, e salientou que tem “grande desejo de participar nos momentos das catequeses” e na noite da vigília, no dia 5 de agosto.
“Esta edição da JMJ tem para nós um significado muito importante, estar com jovens que partilham da mesma fé e, acontecer em Lisboa, influenciou a nossa decisão, falamos o Português que facilita e gostaríamos muito de ir e conhecer Portugal”, descreve.
A jovem admitiu que “espera trazer de Lisboa bons frutos para partilhar” na sua comunidade e para a “paróquia sentir o encontro com o Papa, através de nós”.
Outro local que Clesia Jenny tem grande curiosidade em conhecer é o Santuário de Fátima.
“Queremos sentir o que é estar diante daquela imagem da Virgem de Fátima, um exemplo de mulher e de fé, de humildade, e queremos sentir o conforto do lugar, sabemos ser um lugar de oração e onde queremos depositar as nossas intenções e agradecer por tudo o que temos recebido”, partilha.
À semelhança do Papa, Clesia e Armando “querem ir a Fátima e rezar lá”, desejam conhecer Lisboa e “encontrar jovens de outros países”.
“Espero muito conhecer as várias culturas dos países que vão estar lá representados e posso dizer que a expetativa é grande, será um encontro marcante e transformador, acreditamos na organização de Lisboa e será um evento em que poderemos desfrutar de todas as experiências que estão a ser preparadas”, afirma.
Depois da semana da JMJ, o casal vai “aproveitar para ficar mais uns dias em Lisboa” e quer conhecer locais simbólicos.
SN