JMJ 2023: Bispo e jovens do Porto plantaram 150 árvores autóctones

1200 árvores foram plantadas também no Arouca Geopark

Foto: JMJ Lisboa 2023

Porto, 30 jan 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto e jovens da diocese plantaram, este sábado, cerca de 150 árvores autóctones, dedicadas à JMJ Lisboa 2023, no Parque Aventura da Lipor, em Baguim do Monte (Gondomar)/Ermesinde (Valongo).

“Qualquer pessoa é convidada a participar na plantação mundial de árvores para tornar esta Jornada Mundial da Juventude mais sustentável e uma verdadeira conversão ecológica, a que nos convida o Papa Francisco”, indica a organização do evento, em nota publicada online.

O jornal ‘Voz Portucalense’ precisa que a iniciativa que envolveu os Comités Organizadores Diocesanos (COD) do Porto e de Braga.

A Lipor é a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Recursos do Grande Porto e foi fundada em 1982.

“Era quase natural a nossa ligação à JMJ. É um momento importantíssimo da vida da comunidade cristã, onde também há a preocupação da biodiversidade e da sustentabilidade”, disse à Voz Portucalense o presidente do Conselho de Administração da Lipor, José Manuel Ribeiro, também presidente da Câmara Municipal de Valongo.

O objetivo desta atividade foi sensibilizar para a sustentabilidade ambiental, um dos três eixos do compromisso sustentável da JMJ 2023, além da sustentabilidade económica e da sustentabilidade social.

Foto: JMJ Lisboa 2023

Ainda no sábado, foram plantadas no ‘Arouca Geopark’ 1200 árvores dedicadas à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Esta ação de plantação foi financiada na íntegra pelas receitas da World Youth Day (WYD) Global Race, uma iniciativa lançada em outubro de 2022 pela Fundação JMJ Lisboa 2023 e pela Move Sports, com o patrocínio oficial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”, assinala uma nota divulgada no site da JMJ 2023.

Cerca de 170 jovens e participaram neste momento, ajudando a plantar sobreiros e carvalhos-alvarinhos, incluindo representantes do Secretariado Diocesano Para a Juventude (SDPJ), escuteiros do Núcleo Terras de Santa Maria, da Associação Juvenil 4540 Arouca, do grupo de jovens de mansores, da Junta de Freguesia de Moldes e da Associação de baldios de moldes.

OC

Partilhar:
Scroll to Top