Habitantes ficaram emocionados e um até recebeu “um toma lá mais cinco”
Lisboa, 04 agos 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou, esta sexta-feira, o Bairro da Serafina, em Lisboa, e os seus habitantes consideraram que o visitante “tão ilustre foi uma bênção” para as pessoas.
“Foi uma grande emoção ver o Papa Francisco, isto acontece uma vez na vida. Foi uma bênção na minha vida e na vida deste bairro”, disse à Agência ECCLESIA Maria Adélia, empregada no Centro Paroquial e Social de São Vicente de Paulo daquela paróquia.
A sua colega de trabalho, Manuela Cardoso, sentiu “uma paz e alegria muito grande” e “sensações muito boas” porque o Papa esteve no “nosso bairro”.
A cidade de Lisboa acolhe, de 01 a 06 de agosto, as Jornadas Mundiais da Juventude e nestes dias Francisco visita vários locais e instituições, para além dos momentos que tem com os jovens de todo o mundo.
O paroquiano Nélson Dantas reconhece que “não é todos os dias” que “temos um Papa na nossa paróquia” e o seu amigo, Gonçalo Mestre, vai “guardar a camisola numa caixinha” porque Francisco “deu-me um mais cinco”
“Ela tocou e abençoou a nossa filha, isto não se explica por palavras”, contou o casal Jandir Costa e Dinamene Carvalho.
“O grande problema é habitacional, uma desgraça com tantas casas degradadas e muita gente a viver sem água e sem esgotos”, lamenta o pároco.
O Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo dá respostas sociais ao nível da infância, terceira idade e também a pessoas com deficiência e tem “170 trabalhadores, 800 pessoas atendidas diariamente e cerca 1200 refeições diárias”.
A Paróquia de São Vicente de Paulo é “a única que existe em Portugal”.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
LFS