Chloé e Matilda participam em encontro de preparação, na paróquia de Alqueidão da Serra
Alqueidão da Serra, 26 julho 2023 (Ecclesia) – Chloé e Matilda Faulom, duas irmãs macaenses, reencontraram-se em Portugal, a caminho da JMJ Lisboa 2023, participando nos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), o programa religioso e cultural que antecipa o encontro mundial.
“Eu estudo design de comunicação na universidade do Porto e a minha irmã está em Macau, disse-me que viria à JMJ a Lisboa e também me inscrevi para a reencontrar”, conta Chloé à Agência ECCLESIA.
A irmã mais velha partilha que “nem sempre é fácil estar longe de casa, noutro continente” e que, como “pessoa que quer aprofundar a fé”, decidiu participar.
Para a irmã, Matilda, o mais importante não são as expectativas para este encontro mundial, mas “o que vai aprender e os jovens diferentes que vai conhecer”.
“Quero aproveitar, viver os momentos em Lisboa e quero muito ver o Papa Francisco, sentir aquela paz”, refere.
Chloé anseia conhecer novas culturas, nesta “experiência única”, e diz que nem imagina o que vai sentir quando “avistar o Papa”.
As irmãs, de 15 e 18 anos, pertencem à comunidade de língua portuguesa da Sé de Macau, considerando que vir a Portugal se trata de “algo natural” uma vez que é um país “querido e onde têm antepassados”.
Chloé e Matilda estão a viver os DND na Paróquia de Alqueidão da Serra, Diocese de Leiria- Fátima, onde não estranharam o bacalhau à Brás do jantar, servido por voluntários, já que em Macau “comem muito bacalhau”.
“Estamos numa família de acolhimento, as pessoas são muito simpáticas, já fomos ao santuário de Fátima e percebemos que é muito especial”, conta Matilda.
Chloé já conhecia o santuário de Fátima, quer saber mais sobre a história das aparições e sente-se “muito bem acolhida”.
As irmãs seguem para a semana da JMJ para Lisboa, de 1 a 6 de agosto, e vão depois até à cidade do Porto, cidade que acolhe Chloé e que a vai dar a conhecer a Matilda.
SN