Delegação recorda a JMJ de 2002, em Toronto, apontando a «momento transformador e inspirador»
Lisboa, 20 jul 2023 (Ecclesia) – Mais de 5000 jovens oriundos do Canadá vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
“Mais de 5 mil jovens do Canadá viajam para Lisboa, Portugal, para estar com o Papa na JMJ, evento que foi organizado pelo Canadá em 2002, com o Papa São João Paulo II fazendo a peregrinação a Toronto”, informa a nota no site da Conferência dos Bispos do Canadá.
Segundo Isabel Correa, Coordenadora Nacional da delegação do Canadá para a JMJ 2023 “esta é uma oportunidade para os jovens celebrarem a sua fé, conhecerem outros jovens de todo o mundo e terem um encontro especial com o Papa Francisco”.
“Muitas vezes ouvimos e vimos a poderosa experiência que a Jornada Mundial da Juventude tem sido na vida de tantos jovens canadianos e esperamos que a peregrinação deste ano não seja diferente. É um momento transformador e inspirador que eles apreciarão nos próximos anos”, destaca.
Também Michelle Pacheco, uma delegada canadiana de 26 anos de Toronto, a trabalhar como missionária no Escritório da Juventude da Arquidiocese de Toronto, afirma que dedicou todo o seu tempo de preparação à oração.
“Acima de tudo, tenho pedido às pessoas que rezem por mim e também como posso rezar por elas durante a minha peregrinação à Jornada Mundial da Juventude”, disse.
Já Justin Nguyen, um canadiano de 28 anos de Vancouver refere participar, pela “primeira vez numa JMJ, e em Portugal e Espanha”.
“O que sei é que é um caminho de fé – é a primeira vez que vou à JMJ, a primeira vez em Portugal e em Espanha. Só espero e rezo para que seja um tempo que me permita focar no meu relacionamento com Deus, depois voltar para casa e continuar a missão que Deus me confiou a serviço da minha comunidade local”, salienta.
Os peregrinos canadianos que se deslocam a Portugal representam as nossas províncias, sendo a maior delegação proveniente de Ontário, depois peregrinos do Quebeque de Montreal e ainda treze bispos vão estar em Portugal.
Raymond Poisson, bispo de Saint-Jérôme-Mont-Laurier e presidente da Conferência Episcopal do Canadá, mostrou-se “orgulhoso por ver uma grande delegação do Canadá a estar presente na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.
“Esta grande peregrinação internacional é uma fonte de esperança para as gerações atuais de jovens católicos e para o futuro da Igreja. Reúne milhares de jovens católicos de todo o mundo para experimentar juntos a alegria do encontro com Deus e aprofundar a fé”, indicou.
Antes da viagem para Lisboa, muitos dos delegados canadianos vão participar nos “Dias na Diocese”, e no dia 1 de agosto integram o encontro especial de peregrinos do Canadá, organizado pela Conferência Episcopal local.
A delegação do Canadá é composta por jovens peregrinos de Ontário (42%), Quebec (18%), British-Columbia (12%), Alberta (10%), Saskatchewan (2%) e Manitoba (1%). Cerca de 26 voluntários da Colúmbia Britânica, Ontário, Quebec, Alberta e Yukon também estarão presentes para ajudar nas festividades em Lisboa.
SN