Padre João Soares, diretor executivo da comissão nacional da juventude de Timor Leste, indica que peregrinos são representantes das três dioceses e estão «muito entusiasmados»
Lisboa, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O padre João Soares, diretor executivo da comissão nacional da juventude de Timor Leste, adiantou que há 39 jovens do país inscritos na JMJ Lisboa 2023, ansiosos por “ouvir a voz do Papa” e visitar Portugal.
“Mencionar o nome Portugal para eles já é extraordinário, porque na mente destes jovens timorenses o nome é inesquecível e indispensável, acho que têm muita coragem e boa vontade para participar na JMJ de Lisboa”, refere o responsável, em declarações à Agência ECCLESIA.
O sacerdote explica que os jovens querem, especialmente, estar na vigília e adoração e na Missa conclusivsa, porque “ouvir a mensagem do Papa é uma expectativa que estão a guardar nos seus corações”.
“Querem ver os movimentos do Santo Padre, eu nem posso descrever o que vão sentir, neste momento estão à espera disso”, acrescenta.
Os 39 jovens inscritos são “representantes das três dioceses de Timor Leste”, incluindo alguns representantes de movimentos e grupos juvenis.
Para o padre João Soares, foi muito importante “toda a preparação feita” ao nível de “convívio e encontro entre os jovens” mas também saberem mais sobre o encontro mundial.
“Antes de inscrição tivemos oportunidade de criar comunidade com eles, fazer avisos através dos media, para dar a conhecer a JMJ, através dos movimentos juvenis e tivemos jovens voluntários que quiseram participar e uma reunião aberta para ouvir os testemunhos de quem já participou”, indica.
O sacerdote recorda ainda a “partilha com os pais sobre a JMJ” e a visita de responsáveis do COL “que acompanhámos às três dioceses”.
A minha expectativa é que a experiência da JMJ possa cultivar, fazer progredir o sentido de pertença da juventude na Igreja, e através das diferentes experiências que vão ter com outros jovens de outras nações enriquecerem a experiência pessoal de cada jovem timorense”.
O grupo de jovens vai ser acompanhado por sacerdotes ligados à juventude e duas irmãs, “uma salesiana e uma canossiana”, e contou com ajuda de angariação de fundos e apoio da Conferência Episcopal Timorense.
“Foi curioso que os jovens fizeram uma exposição para angariação de fundos e foi na altura que o presidente de Portugal esteve no país e também visitou a exposição, depois temos ainda o apoio do nosso Governo, da secretaria de Estado da Juventude e da Conferência Episcopal Timorense que suporta a viagem e estadia”, conta o padre João Soares.
Segundo o sacerdote, “está quase tudo preparado” e deseja que as experiências daqueles dias em Lisboa marquem os jovens timorenses.
“Da minha parte disse muitas vezes que todas as experiências devem integrar em cada um primeiro, depois mastigar com nossa própria personalidade e só depois sair do nosso espaço e da nossa circunstância para ir depressa e anunciar a outros jovens”, remata.
A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, este sábado, pelas 06h00, ficando depois disponível online e em podcast.
SN