JMJ 2013: Via-Sacra quer mostrar sofrimento de Cristo expresso na juventude de hoje

Percurso marca encontro de Jesus com os jovens em cenários do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil, 04 jul 2013 (Ecclesia) – O percurso das 14 estações evocativas da paixão de Cristo será representado nas ruas da cidade brasileira do Rio de Janeiro, durante a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Cenários cariocas como a Pedra do Arpoador e Escadaria Selarón, na Lapa, darão lugar no dia 26 deste mês a atividades diferentes das habituais e, durante cerca de uma hora e um quarto, 280 voluntários vão dar vida à Via-Sacra.

13 estações percorrem 900 metros do canteiro central da Avenida Atlântica e a última será no palco central, onde estará o Papa a presidir.

Os temas de cada uma das estações estão relacionados com os jovens de hoje e com os seus problemas e dores: “jovem missionário”; “jovem convertido”; “jovem de comunidade de recuperação”; “jovem falando em nome das mães”; “seminarista”; “religiosa que luta pela vida”; “casal de namorados”; “jovem falando pelas mulheres que sofrem”; “estudante em cadeira de rodas (cadeirante)”; “jovem das redes sociais”, “presidiário ou jovem da pastoral penal”, “jovem com doença terminal”, “jovem deficiente auditivo” e “jovens de África, da América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceânia”.

A receção a Francisco será com a música “Peregrino Incansável”, cantada por Ziza Fernandes, e a despedida ao som da canção “A Esperança entre Nós”, por um grupo de jovens cantores de todo o mundo.

Para além das encenações, em cada estação, haverá, também, a representação de tudo o que estará a acontecer no palco principal.

“A ideia é que o Santo Padre participe de modo real de tudo o que está sendo encenado em cada uma das estações”, explicou o diretor geral da JMJ, Ulysses Cruz.

“A Via-Sacra é feita para falar com os jovens, como é que a história desse caminho de sofrimento de Cristo dialoga hoje com as dificuldades do jovem contemporâneo”, afirmou por sua vez o diretor artístico, Ravel Cabral, citado pela página oficial da JMJ 2013.

A Via-Sacra da JMJ tem uma mensagem de solidariedade e, segundo Ravel Cabral, “chama o espírito dos jovens à ação solidária e cristã”.

Os textos da Via-Sacra foram escritos pelos padres-cantores Zezinho e Joãozinho.

Segundo a organização, a guarda de honra da Cruz Peregrina é a responsável por levar os símbolos da JMJ até ao palco principal; o grupo, formado por 20 jovens, representará os cinco continentes.

Foram convidados vários atores para participarem em vários momentos e de várias formas na Via-Sacra.

A atriz Cássia Kiss, que representará Maria, revela: “Quero aproveitar a oportunidade para treinar bastante meus sentimentos, aproveitar a presença do Papa e colaborar para que as pessoas experimentem um momento muito especial e divino”.

Outros atores como Murilo Rosa, Eriberto Leão, Ana Maria Braga e Lívia Aragão também estão confirmados e lerão trechos bíblicos, que antecedem a meditação, em cada estação.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top