JMJ 2013: Três mil voluntários dão informações aos peregrinos no metro, aeroportos e terminais de autocarros

Rio de Janeiro, Brasil, 26 jul (Ecclesia) – Três mil voluntários brasileiros e estrangeiros ajudam os peregrinos que procuram informações sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas estações de metro, aeroportos e terminais de autocarros do Rio de Janeiro.

Os voluntários que estão distribuídos pelos meios de transporte brasileiros – terminais de autocarro e metro – e, ainda, nos aeroportos para além dos uniformes, são identificados por objetos, como mãos-gigantes sinalizadoras, megafones ou cadeiras salva-vidas nos locais com maior número de pessoas.

Durante a semana, o fluxo maior de pessoas é entre as 11h00 e as 14h00 locais (mais quatro horas em Lisboa) e existem funcionários que percorrem todas as estações de metro e fazem um relatório diário sobre as principais dúvidas dos peregrinos.

As perguntas mais frequentes estão relacionadas com os locais onde se adquirem os kits de peregrino, os itinerários para as hospedarias, informações sobre o Festival da Juventude e com os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Segundo Vladimir Lima, coordenador dos pontos de informação, “temos um controle sobre todas as dúvidas, todos eles estão preparados para orientar o ir e vir em cada estação, conexões e transferências”.

“O meu grupo tem sempre dúvidas sobre qual o caminho a seguir e procuramos os voluntários, que nos fornecem informações úteis sobre os locais onde queremos ir”, revelou a americana Liliana Hinojosa, de 28 anos.

No metro da Tijuca, por exemplo, Oscar Conti, do Chile, e Joseph Flores, das Filipinas, ajudam os peregrinos, em inglês e em espanhol, e revelam que “os peregrinos são muito amáveis, mesmo quando a estação está cheia o serviço torna-se fácil”.

“Muitos peregrinos querem saber como chegam aos principais pontos turísticos, como o Corcovado, as praias e o Pão de Açúcar”, comentou a colombiana Juliana Soto, voluntária na estação do Cantagalo.

A mexicana Maria Fernanda Barajas acrescentou que existem, também, “aqueles que residem na cidade e querem saber por onde o Papa vai passar e quais são as ruas que estarão fechadas”.

A JMJ mudou a rotina das estações do metro do Rio de Janeiro que normalmente são apenas locais de passagem e, agora, pontos de encontro e confraternização entre os peregrinos.

As 19 estações de metro que têm postos de informação são: Pavuna, Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Nova América/Del Castilho, Maria da Graça, São Cristóvão, Saens Peña, São Francisco Xavier, Estácio, Praça XI, Carioca, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude decorre até domingo e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que é a primeira viagem internacional do pontificado.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top