JMJ 2013: «Tenda das Juventudes» vai promover debate contra a violência na sociedade brasileira

Projeto envolve diversas organizações empenhadas nestas matérias e vai estar aberto durante todos os dias das jornadas

Cidade do Vaticano, 23 jul 2013 (Ecclesia) – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, que decorre entre hoje e domingo, vai ser palco de várias iniciativas em defesa da vida dos jovens e contra a violência na sociedade brasileira.

De acordo com a Rádio Vaticano, o projeto envolve “diversas organizações” empenhadas nestas matérias, que pretendem transformar o evento num “espaço de debate e reflexão sobre a realidade juvenil e políticas públicas para a juventude”.

Uma das atividades terá com lema “A juventude quer viver” e envolve a criação de uma “Tenda das Juventudes”, que servirá como ponto de “acolhimento, formação, celebração, partilha, diálogo e convivência” para todos os jovens presentes na JMJ, dos mais variados países.

Os participantes no encontro mundial do Rio de Janeiro vão ter ainda a oportunidade de debater matérias como “a crise económica, os direitos sociais dos jovens, o tráfico de pessoas, os desafios socio-ambientais da humanidade e a evangelização da juventude na América Latina”.

Cada painel temático, dentro da tenda, contará com a participação de diversos convidados que contribuirão com o seu olhar para o mundo juvenil” – a troca de ideias e testemunhos terá a duração de uma hora e meia a duas horas, para garantir a interação dos jovens presentes.

A celebração de abertura da “Tenda das Juventudes” está marcada para dia 22 de julho às 19h30 (mais quatro em Lisboa) e o início dos debates está previsto para o dia seguinte, às 9h00.

Além deste espaço dedicado ao debate de ideias, a tenda será preenchida com stands de exposição das organizações promotoras deste projeto e também com um espaço em honra dos “mártires da caminhada”, pessoas que “deram a sua vida por um mundo mais justo, pacífico e fraterno”.

A “Tenda das Juventudes” vai ficar instalada na Paróquia de Santa Bernadete, na Avenida dos Democráticos, n.º 896, bairro Higienópolis, Rio de Janeiro.

De acordo com os organizadores, os jovens vão poder deslocar-se ao local de metro ou de comboio.

RV/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top