JMJ 2013: Quatro aeroportos reforçados e 17 alternativos

Há um aumento de funcionários em 58% para a Jornada Mundial da Juventude

Rio de Janeiro, Brasil, 16 jul 2013 (Ecclesia) – As companhias aéreas preveem um aumento significativo de passageiros, em cerca de 60%, nos aeroportos brasileiros, para este mês comparado com o ano passado, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O plano de aviação brasileiro entrou em vigor, esta segunda-feira, e vai manter-se até ao dia 4 de agosto.

Segundo os dados enviados à Secretaria de Aviação Civil (SAC), pelas companhias aéreas, a oferta de lugares para os aeroportos de Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ) para a JMJ é de 700 mil por dia.

Estes dados preveem o aumento de 60 por cento de movimentação média dos aeroportos, em relação ao mês de junho.

Por isso, em quatro aeroportos haverá um aumento médio de 58 por cento de funcionários.

Este reforço inclui os dois aeroportos de S. Paulo (SP), cidade que recebe o maior número de voos internacionais com destino ao Brasil.

Este plano incluiu a preparação de 17 aeroportos alternativos, que serão acionados em caso de emergência, para além de 1153 vagas adicionais para o estacionamento de aviões noutros 30 aeroportos.

Para evitar filas e atrasos, o Governo preparou um plano que redistribui os horários dos voos para minimizar o número de passageiros nos aeroportos no momento da chegada e da partida.

A polícia federal e as equipas alfandegárias, também, foram reforçadas para a JMJ, o aumento de funcionários vão dos 16 aos 193 por cento, nos aeroportos de Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP).

A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) reforçou o número de efetivos, em 133 por cento, no aeroporto do Galeão (RJ), e em 300 por cento em Congolhas (SP), para fiscalizarem o atendimento prestado aos clientes pelas companhias aéreas que prometeram à ANAC manter o número máximo de funcionários nos balcões de check-in.

Segundo Rafael Faria, coordenador geral de investimentos da Diretoria de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, “a diferença é que a preocupação no Rio+20 dizia respeito, principalmente, à velocidade da imigração” e agora há maior “demanda nos próprios terminais, do check-in à limpeza das casas de banho”.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho na cidade brasileira do Rio de Janeiro e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top