JMJ 2013: Organização contabiliza mais de 355 mil peregrinos inscritos

Irmã Shaiane Machado realça que a adesão ao maior encontro internacional juvenil da Igreja Católica «está a corresponder às expetativas»

Rio de Janeiro, Brasil, 24 jul 2013 (Ecclesia) – As Jornadas Mundiais da Juventude deste ano, no Rio de Janeiro, Brasil, contam até ao momento com mais de 355 mil peregrinos inscritos, vindos de 175 países.

De acordo com a irmã Shaiane Machado, responsável pelo setor de Inscrições do evento, a maior parte das pessoas que estão contabilizadas pela organização, cerca de 220 mil, é proveniente do próprio país anfitrião.

O Brasil é seguido neste ranking pela Argentina, que conta até ao momento com 23 mil pessoas inscritas nas jornadas, e pelos Estados Unidas da América, que apresenta segundo os últimos dados 10800 peregrinos.

Apesar de ainda ser cedo para apresentar números concretos, a adesão dos jovens e também de pessoas de outras faixas etárias ao maior encontro internacional juvenil da Igreja Católica “está a corresponder às expetativas”, sublinha a religiosa.

Mais de metade dos participantes inscritos (56 por cento) são mulheres e a faixa etária da maior parte das pessoas está situada entre os 14 e os 25 anos – 10 por cento têm mais de 45 anos.

As inscrições para o programa completo de atividades da JMJ2013 continuam abertas até ao final da semana, no Sambódromo do Rio de Janeiro, entre as 10h00 e as 18h00 horas.

Os que pretendam apenas participar na vigília e na missa de encerramento com o Papa Francisco, sábado e domingo no Campus Fidei em Guaratiba, devem pedir o seu kit de peregrino em Santa Cruz, localidade de onde partirão muitos fiéis em cortejo para tomarem parte nos atos conclusivos das jornadas.

No que diz respeito ao alojamento dos peregrinos, a organização disponibilizou cerca de 355 mil vagas, e mais de 175 mil “ainda não foram preenchidas”, adianta a irmã Graça Maria.

De acordo com a religiosa responsável pelo serviço de alojamento das JMJ2013, até agora “apenas 132077 peregrinos solicitaram hospedagem para semana completa e 47791 marcaram vaga a partir desta quinta-feira”.

Os responsáveis por este setor contam com colaboradores presentes 24h00 por dia nos pontos de informação dos aeroportos e nas centrais rodoviárias para apoiar e encaminhar os peregrinos que chegam ao Rio de Janeiro.

A “equipa de Hospedagem” montou ainda “uma estrutura, chamada fun zone, para que os jovens possam pernoitar caso precisem”.

Desse ponto, os peregrinos podem apanhar o autocarro oferecido pela organização da JMJ Rio2013 que serve como elo de ligação para os vários locais onde decorrem as atividades das jornadas.

O empenho das famílias de acolhimento, que asseguraram em muitos casos o alojamento aos peregrinos ainda antes do dia previsto para o início do serviço de hospedagem, 21 de julho, e o ambiente de comunhão e festa entre os jovens marcaram os primeiros dias das jornadas.

“As pessoas entendem-se através de um olhar, de um gesto. Seja brasileiro ou estrangeiro, a linguagem do católico é uma só”, salienta Bernardo Rangel, coordenador do acolhimento na paróquia de Cristo Rei, em Laranjeiras.

JCP   

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top