JMJ 2013: Música deu tom para início de festa com milhares de jovens debaixo de chuva

Missa de abertura na Praia de Copacabana evocou desempregados e situações de sofrimento

Rio de Janeiro, Brasil, 23 jul 2013 (Ecclesia) – Centenas de milhares de jovenes reuniram-se hoje na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, para a cerimónia inaugural da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre até domingo.

A missa de abertura, que marca o início oficial da JMJ, foi presidida pelo arcebispo local, D. Orani Tempesta, acompanhado pelo responsável do Vaticano para o evento, o presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, após várias horas de apresentações artísticas, música e momentos de oração.

“Celebro por todos aqueles que acreditam que um mundo novo é possível”, disse o arcebispo brasileiro.

D. Orani Tempesta lembrou ainda os “jovens desempregados”, sem família, sem pátria, os “jovens sem direitos” ou detidos.

Além da multidão concentrada em frente ao palco, diversos grupos acompanharam a celebração em mais de 30 ecrãs gigantes espalhados pelas ruas da proximidade.

Já com os participantes reunidos na praia, o Papa Francisco ‏deixou a sua terceira mensagem de hoje na conta ‘@Pontifex’, disponível em nove línguas: “Queridos jovens, Cristo tem confiança em vocês e lhes confia sua própria missão: ‘Ide, fazei discípulos’”.

Num dia com chuva e frio, o evento começou às 15h00 (mais quatro horas em Lisboa) com a apresentação de DJ católicos que animaram os peregrinos, vindos de 175 países.

O “Coral Carioca JMJ”, formado por 100 artistas de música católica e ministros de música de diversas paróquias da Arquidiocese do Rio, cantou para o público.

Vários cantores e a Orquestra Sinfónica de Barra Mansa completaram os momentos musicais da cerimónia, que incluiu ainda a recitação do ‘terço missionário’, evocando os cinco continentes.

A celebração eucarística foi antecedida pela chegada ao palco de Copacabana dos símbolos da JMJ, a cruz peregrina e o ícone da Virgem Maria que estavam no Brasil desde setembro de 2011 e passaram por 250 dioceses de todos os Estados do país.

Após as apresentações, D. Orani Tempesta subiu ao palco com seminaristas, padres, bispos e cardeais, também ao som do Coral, para presidir à missa para os peregrinos presentes.

Os participantes, entre eles mais de 500 portugueses, rezaram por todos os jovens, “para que usando os novos meios de comunicação, em particular o mundo da internet” procurem “transmitir valores cristãos e testemunhá-los no continente digital”.

Depois da celebração, com transmissão ao vivo na internet, o dia terminou com apresentações musicais.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top