JMJ 2013: «Mergulha in rio» é proposta para jovens em Viseu

Iniciativa da Igreja Católica em sintonia com a Jornada Mundial do Rio de Janeiro

Viseu, 23 jul 2013 (Ecclesia) – O Departamento de Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu convida os jovens para um acampamento com momentos de convívio, oração e uma ligação ao Rio de Janeiro, onde decorre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A iniciativa Mergulha in Rio realiza-se no Fontelo, no Centro de Atividades Escutistas, entre o dia de hoje e domingo, com 70 jovens de 12 grupos paroquiais e movimentos.

Esta proposta para os que não podem deslocar-se ao Rio de Janeiro, Brasil, onde se realiza a 28ª JMJ foi programada ao mesmo tempo que a diocese “apoiou e promoveu toda a informação necessária” para cada jovem se poder inscrever na jornada, revela à ECCLESIA o padre António Jorge Almeida, do departamento diocesano de Pastoral Juvenil.

O ‘Mergulha in Rio’ integra o programa pastoral que foi publicado em “julho do ano passado e faz parte de um percurso, de um itinerário da pastoral juvenil diocesana”, assinala.

O título – ‘Mergulha in rio’ – foi buscar inspiração à cidade que recebe a JMJ e ao sítio na internet do Departamento da Pastoral Juvenil.

Ao longo de três dias a oferta será variada, desde as tarefas habituais de campo, a momentos de oração com a celebração da eucaristia e adoração do Santíssimo, catequeses e atividades pela cidade aproveitando a oferta religiosa de Viseu, através de um peddy-papper.

“Vamos proporcionar aos jovens conhecerem e viajarem pela cidade, conhecer as igrejas e nas igrejas fazer algum momento especial de aprofundamento da fé e proporcionar o encontro com Jesus ao mesmo tempo que temos o encontro com o Papa”, explica o sacerdote.

Através dos meios de comunicação pretendem “colocar os jovens em contacto com o Papa Francisco e com os jovens” que estão no Rio de Janeiro.

Segundo o padre António Jorge Almeida, esta atividade de verão pretende oferecer momentos de “encontro e alegria” ao mesmo tempo que acompanham os jovens que não foram ao Rio de Janeiro revelam-lhes proximidade.

“É dizer aos jovens que estamos próximos, que aqui dentro também se pode estar em contacto também no sentido de continuar a caminhada” revela o interlocutor que acrescenta, “é um balão de ar fresco que quer também convidar os jovens para uma caminhada futura”.

Os 24 jovens da diocese que participam na JMJ tiveram a celebração do envio no segundo encontro de preparação para este encontro, a 7 de julho, no Santuário do Sagrado Coração de Maria em Castelões, Tondela, que celebrava os seus 150 anos.

“Os jovens, como testemunho para os outros jovens que ali estavam, foram chamados a responder no sentido de quererem ser embaixadores no Rio de Janeiro e ao mesmo tempo a assumirem a responsabilidade de no regresso trazerem essa novidade que o Papa Francisco vai dizer na JMJ”, concluiu o sacerdote.

LS/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top