Algarve, 09 jul 2013 (Ecclesia) – O bispo do Algarve presidiu na sexta-feira à celebração eucarística que evocou a bênção de Deus para 31 dos 39 jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro (Brasil).
D. Manuel Quintas começou por explicar aos jovens, reunidos na igreja paroquial de Lagoa que a bênção do envio é um “gesto com muito significado”.
“Vamos evocar de Deus a sua bênção, força e presença para que estas jornadas possam ser frutuosas, não só para vós que ides participar nelas, mas também, através de vós, para a nossa Igreja diocesana e, particularmente, para os vossos colegas”, acrescentou o prelado.
Cada um destes jovens não é enviado a “título individual” mas representam as suas paróquias, os grupos em que estão inseridos e a Diocese do Algarve; os que ficam vão acompanhar e rezar pelos que participam na JMJ.
“Estamos aqui como diocese a acompanhar-vos, a apoiar-vos, a estar convosco porque tenho a certeza de que vós ides representar-nos muito bem”, revelou D. Manuel Quintas.
O bispo do Algarve recordou, também, as últimas JMJ em Madrid, em 2011, e os testemunhos dos jovens que participaram, que em “determinados ambientes é mais interpelativo e apelativo, é mais provocante”, do que o seu.
A celebração de envio foi promovida pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve e, entre outros sacerdotes, esteve presente o seu assistente, padre António de Freitas, e o padre Joel Teixeira, o único sacerdote algarvio que participará nas JMJ, de 23 a 28 de julho.
No fim da homilia, o celebrante aspergiu os peregrinos com a água batismal com o propósito de “revitalização” batismal.
“De modo a que possamos ser verdadeiramente apóstolos de Cristo, saboreando intensamente esta experiência”, assinalou D. Manuel Quintas.
Depois da celebração foi entregue a cada jovem um cachecol e uma cruz de madeira
Os 39 jovens algarvios que vão participar na JMJ são oriundos das seguintes paróquias: Ferreiras (8); Lagoa (1); Loulé (2); Monchique (1); Paderne (1); Quelfes (6); Sé de Faro (6); Vila do Bispo (7) e do Caminho Neocatecumenal (7).
FD/CB