Organização assinou parceria com a «World Wide Fund for Nature»
Rio de Janeiro, Brasil, 03 jul 2013 (Ecclesia) – As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) estabeleceram uma parceria com a organização não governamental ‘World Wide Fund for Nature’ (WWF) com o objetivo de tornar o encontro mais sustentável e estimular uma educação ecológica nos jovens.
Segundo D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Organizadora Local, “há um estudo para que, além da educação ambiental dos jovens, as Jornadas sejam sustentáveis. São várias as iniciativas que estão a conjugar-se para este objetivo”.
Desde o início, que as JMJ, no Rio de Janeiro (Brasil) têm sido preparadas com uma preocupação sustentável.
A ONG vai produzir cinco vídeos com temas relacionados com o meio ambiente, a água, a biodiversidade e pessoa, as mudanças climáticas e energia sustentável e o Amazonas.
Durante as JMJ, a WWF vai também participar numa conferência sobre meio ambiente, religião e juventude no Fórum Social da Juventude, no Espaço Cidadania.
A conferência, organizada pela Pastoral da Juventude e a Secretaria de Estado da Juventude do Rio de Janeiro, será no dia 25 de julho, das 10h às 12h, e são esperados cerca de 3 mil peregrinos.
O objetivo é incutir nos jovens uma maior consciência ambiental.
A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho na cidade brasileira do Rio de Janeiro e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.
Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.
O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.
CB/OC
[[v,d,,]]