JMJ 2013: Jornadas do Rio de Janeiro vão ser retratadas em filme

Projeto dá oportunidade aos jovens de partilharem imagens com as suas experiências e pretende ser «um presente para o Papa Francisco»

Rio de Janeiro, Brasil, 24 jul 2013 (Ecclesia) – A edição deste ano das Jornadas Mundiais da Juventude, que está a ser acolhida pela cidade do Rio de Janeiro, vai ser retratada em filme através de um projeto onde os realizadores serão os próprios jovens.

De acordo com a organização do evento, a ideia é que jovens de todo o mundo, quer estejam no Brasil a participar nas jornadas ou no seu país, em atividades ligadas ao encontro, enviem “vídeos” sobre a forma como estão a viver e a acompanhar esta experiência.

A conclusão do projeto está prevista para o próximo outono (primavera no Brasil e no hemisfério sul), e pretende ser “um presente dos jovens para o Papa Francisco”, explicam os promotores.

Em cada vídeo, “cuja duração não deve superar os 90 segundos”, os mais novos vão poder retratar os aspetos que consideraram mais importantes na edição deste ano da JMJ, desde a “preparação” até à “partida” para o Rio de Janeiro, “a viagem”, as iniciativas com grupos de outros países e com o Papa Francisco.

Os jovens que não tiveram oportunidade de seguir para o Brasil mas que integrem atividades como o “Rio in Douro” (Porto), o “Mergulha in Rio” (Viseu), “Do Cristo Rei ao Cristo Redentor” (Setúbal) e “Made in Rio” (Funchal), nos dias 27 e 28 de julho, vão ter a oportunidade de ver as suas experiências incluídas no filme da JMJ2013.

Para isso, podem enviar os seus vídeos através do site da Aleteia, rede católica de informação, uma das parceiras deste projeto, que é coordenado pelo Comité Organizador Local das jornadas.

A alternativa é remeter as gravações através da rede social Pope2You.net, serviço da responsabilidade do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

As Jornadas Mundiais da Juventude terminam no próximo domingo mas o prazo de entrega dos vídeos para a realização deste “filme social” sobre o Rio2013 prolonga-se até 10 de agosto.

Depois dessa data, a organização do projeto vai selecionar “os melhores testemunhos, os momentos mais intensos, as histórias e imagens mais originais, para recolher em uma única e marcante produção cinematográfica a fé dos jovens”.

O resultado final “será apresentado em diferentes eventos públicos em vários continentes”, acrescentam os mesmos responsáveis.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top