JMJ 2013 consagrada a Fátima

Arcebispo do Rio de Janeiro, que preside à peregrinação internacional de 12 e 13 maio, desafiou «os grandes deste mundo» a serem generosos

Fátima, Santarém 12 mai 2013 (Ecclesia) – Milhares de peregrinos enchem o Santuário de Fátima para participar nas celebrações de 12 e 13 de maio, que evocam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, há 96 anos.

D. Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, preside à peregrinação internacional e recordou na homilia da missa de hoje, após a procissão das velas, os que “precisam de pão”, desafiando “os grandes deste mundo” a serem generosos.

“Sensibilizai os corações dos grandes deste mundo, para que sejam generosos com aqueles que precisam de pão, pobres no ter. Sensibilizai os corações dos ricos em espírito, pobres do ser, para que aprendam com a simplicidade e humildade do Papa Francisco e dos videntes de Fátima, que “Deus revela seus segredos aos humildes””, afirmou.

O arcebispo do Rio de Janeiro reservou as primeiras palavras, no Santuário de Fátima, para agradecer aos portugueses “de ontem e de hoje” pela fé transmitida pelos antepassados em terras brasileiros.

D. Orani recordou que, no Brasil, em todas as cidades onde se estabeleceram portugueses, há “uma igreja, um oratório, alguma referência a Nossa Senhora de Fátima”, testemunhas de que continua viva a “fé ardente”.

No fim da celebração, o arcebispo do Rio de Janeiro, consagrou a Nossa Senhora a Jornada Mundial da Juventude, que reunirá no Rio de Janeiro jovens de 165 países e 55 idiomas, lembrando os que se estão a preparar em todo o mundo, “todos os voluntários” e os “os jovens que sofrem”, nomeadamente os que são vítimas da “violência e do abandono, do desemprego e da separação”.

Em Fátima, a Sala de Imprensa do Santuário informou que se inscreveram para a peregrinação de 12 e 13 de maio 166 grupos de 32 países, sendo as representações mais significativas as provenientes de Portugal, Itália, Brasil, Polónia.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, adiantou que os dados provisórios de que dispõe indicam que houve um aumento de peregrinos a pé em relação ao ano passado: em 2013 foram mais de 30 mil e este ano já ultrapassaram os 37 mil.

Após a procissão das velas e a missa no recinto, a peregrinação internacional a Fátima é marcada por momentos de oração durante toda a noite, numa vigília que decorre nos diferentes espaços de culto do Santuário.

No dia 13, as celebrações no recinto da Cova da Iria começam às 7:00 horas com a procissão eucarística; depois, a partir das 9:00 horas, o rosário, a missa, a bênção dos doentes e a procissão do adeus encerram a peregrinação internacional, onde se fará a consagração do pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top