JMJ 2013: Cardeal brasileiro diz que Papa vai dar exemplo de simplicidade e austeridade

São Paulo, Brasil, 18 jul 2013 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro Claudio Hummes disse esperar que o Papa Francisco seja um exemplo de simplicidade e austeridade para os jovens na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, de 23 a 28 julho.

O arcebispo emérito de São Paulo revelou à Rádio Vaticano que o Papa dá todos os dias testemunho do rumo “que deve ser dados à vida da Igreja hoje no mundo”.

O prelado revela que no Brasil acompanham “constantemente” as mensagens e os gestos do pontífice e “acredita” que a simplicidade é o que mais impressiona quem o segue diariamente.

“Uma Igreja mais simples, mais pobre, uma certa austeridade, fugindo daquilo que é excessivo seja na forma de celebrar, na forma de ser no dia-a-dia, quando ele fala contra carros de luxo, que não é bom para a Igreja ter muita pompa, mas sim aproximar-se muito mais dos pobres, ser pobre com os pobres”, explicou o prefeito emérito da Congregação para o Clero (Santa Sé).

Por isso, a expectativa é que no Brasil continue a “insistir” e a “mostrar” o caminho com o seu exemplo, “que é sempre muito forte”.

D. Claudio Hummes destaca como gestos de despojamento as opções efetuadas para a viagem, bem como, a escolha do local para repousar, “não quis nada de especial, mas um quarto como os dos cardeais da sua comitiva”.

Sinais que “demonstram” mais do que as palavras, algo, que o cardeal considera que os jovens “apreciam mais”.

Francisco testemunha desta forma, que “é possível viver com menos” e que o consumismo não é o caminho para a felicidade mas antes ações e gestos de “amor ao próximo”: “O saber abraçar o pobre, saber sorrir, saber, enfim, ser misericordioso com todos”, concluiu.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top