Rio de Janeiro, Brasil, 08 jul 2013 (Ecclesia) – O Metropolitano do Rio de Janeiro disponibiliza a partir de hoje os bilhetes para os peregrinos que queiram participar no acolhimento ao Papa Francisco e na Via Sacra, nos próximos dias 25 e 26.
As viagens de ida e volta para a praia de Copacabana, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), só se efetuarão mediante a apresentação deste cartão especial e para estes dois momentos existe um esquema específico de transporte.
Segundo a informação da empresa, o objetivo é “propiciar um deslocamento mais confortável e tranquilo para os fiéis” da JMJ.
Para cada dia, entre as 12h00 e as 05h00, serão disponibilizados 231 mil cartões.
Nas viagens para a praia de Copacabana, os peregrinos têm sete linhas disponíveis, entre as 12h00 e as 19h00, e devem comprar o respetivo bilhete de viagem.
Pessoas com deficiência e maiores de 65 anos têm à sua disposição 13 mil viagens grátis.
Durante esta operação especial do MetrôRio, para a JMJ, só serão aceites os bilhetes especiais.
A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.
Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.
O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.
CB