JMJ 2013: 20 mil agentes para garantir segurança dos participantes

Dispositivo foi reforçado após recentes manifestações no Brasil

Rio de Janeiro, Brasil, 18 jul 2013 (Ecclesia) – A segurança do Papa e dos peregrinos da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro vai ser assegurada por mais de 10 mil militares e outros membros de forças policiais, informaram fontes do Governo brasileiro.

Além dos militares, mais dois mil do que estava inicialmente previsto, vão estar no terreno sete mil polícias do Rio de Janeiro, 1700 homens da Força Nacional, um corpo de elite e agentes de outras forças de segurança, refere uma nota da organização da JMJ 2013.

“O aparato de segurança foi incrementado devido aos recentes protestos em junho durante a Copa das Confederações”, organizada pela FIFA, acrescentam os organizadores.

O Vaticano e os responsáveis brasileiros esperam cerca de dois milhões de participantes nos momentos centrais da visita do Papa Francisco, entre os quais cerca de 500 portugueses, acompanhados por mais de 60 voluntários e também 9 bispos, das dioceses de Viseu, Portalegre-Castelo Branco, Bragança-Miranda, Beja, Lisboa, Coimbra, Guarda e Braga.

Um plano de mobilidade especial para a JMJ foi elaborado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com a empresa pública Rio Eventos Especiais, a Secretaria Municipal de Transportes, a Polícia Rodoviária Federal e outos organismos da área.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre os dias 23 e 28 deste mês e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top