Arcebispo de Madrid satisfeito com a imagem deixada diante de jovens de todo o mundo
Madrid, 23 ago 2011 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, em Madrid, destacou hoje o clima de “festa” na celebração do maior evento juvenil da Igreja católica.
Em conferência de imprensa, o cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo local, disse que a Jornada foi “uma festa da alegria da fé, que se ofereceu a todo o mundo”.
O também presidente do Comité Organizador manifestou satisfação com a resposta dos participantes e a sua “amabilidade, disponibilidade e serviço”.
O cardeal Rouco Varela referiu que o Papa “viveu nos momentos da JMJ visivelmente emocionado e com uma grande alegria”.
Este responsável destacou que Bento XVI quis “estar perto das pessoas que esperavam a sua passagem pelas ruas” e que o papamóvel se deslocou “a uma velocidade baixíssima”, por diversas vezes.
Yago de la Cierva, diretor-executivo da JMJ 2011, disse por sua vez que os peregrinos foram “um exemplo de civismo e capacidade de sofrimento”, perante o calor e outras dificuldades, agradecendo também aos voluntários por terem sido capazes de realizar “tantas tarefas”.
A organização revelou que não houve “qualquer incidente” na saída dos participantes na missa de domingo, no aeródromo de Cuatro Vientos, que se encontra agora em fase de limpeza.
A 26.ª JMJ decorreu em Madrid, entre terça-feira e domingo, sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, reunindo mais de um milhão de peregrinos, dos quais 12 mil portugueses, números que fazem da iniciativa o maior evento juvenil da Igreja Católica.
OC