Lisboa, 30 jul 2011 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Pablo Lima, revelou hoje que estarão presentes mais de 12 mil jovens portugueses nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid.
O maior evento organizado pela Igreja Católica a nível mundial decorre entre 16 e 21 de agosto, na capital espanhola, com a presença de Bento XVI nos últimos quatro dias das jornadas.
Da delegação portuguesa, mais de 1500 jovens vão fazer pré-jornadas ou «Dias en las diócesis», uma semana antes.
Aveiro, Braga, Vila Real, Funchal e Lamego, Coimbra, Lisboa e Porto são as dioceses que proporcionam aos seus jovens esta iniciativa que os leva a estar inseridos em famílias de acolhimento e dinamizarem a comunidade católica local.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Pablo Lima realça ainda que “o carinho dos bispos portugueses para com os seus jovens tem sido extraordinário”.
Fruto desse interesse, e através do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, foi possível agendar o Encontro dos Jovens Portugueses que terá lugar no dia 18 de Agosto, no Centro de Congressos de Madrid, no espaço Madrid Arena.
No Encontro com os jovens participarão 17 bispos portugueses, os titulares de quinze dioceses territoriais e uma pessoal (Forças Armadas e Segurança) e um bispo auxiliar, segundo o comunicado.
Nos dias 17 e 19 de agosto, os jovens portugueses terão as catequeses com sete bispos portugueses: D. Manuel Clemente, do Porto, D. António Francisco dos Santos , de Aveiro, D. Ilídio Leandro, de Viseu, D. Antonino Dias, de Portalegre-Castelo Branco, D. Manuel Quintas, do Algarve, D. Jorge Ortiga, de Braga e D. Virgílio Antunes, de Coimbra.
Os responsáveis de pastoral juvenil de todo o país reúnem-se hoje em Fátima, para acertos finais.
A 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude tem este ano como tema “Enraizados em Cristo, firmes na fé”, e tem mais de 400 mil participantes inscritos.
SN