JMJ 2011: Madrid acolhe encontro «inédito» no catolicismo português entre bispos e jovens

Mais de 10 mil inscritos na Jornada Mundial da Juventude vão estar diante de 18 bispos diocesanos

Lisboa, 12 ago 2011 (Ecclesia) – Madrid vai ser palco na próxima quinta-feira de um acontecimento raro no catolicismo português, quando mais de 10 mil jovens estiverem com a maioria dos bispos diocesanos de Portugal, num encontro inserido na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A iniciativa, que segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) é “inédita” no âmbito da participação nacional no maior evento católico juvenil do mundo, também se distingue por reunir simultaneamente um elevado número de jovens (10 706) e prelados (18).

O encontro, intitulado “Edificados sobre o alicerce dos Apóstolos”, será encabeçado pelo presidente da Conferência Episcopal, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que profere uma catequese.

O DNPJ agendou para esta terça-feira às 12h30 (hora espanhola) uma conferência de imprensa no espaço onde há cinco dias mantém uma delegação (Calle de Santa Engracia, 20 B), com o objetivo de prestar mais informações sobre o evento.

O local do encontro entre os jovens e os bispos, o Madrid Arena, situado na Avenida de Portugal, tem lotação limitada, pelo que os interessados devem inscrever-se através das dioceses ou no escritório do Departamento na capital espanhola.

O centro de congressos tem água potável mas não dispõe de serviço de bar, sendo proibida a saída dos peregrinos durante o evento, pelo que os responsáveis da Pastoral Juvenil sugerem aos jovens que tenham “algo para comer a meio da manhã”.

O Departamento pede aos participantes no encontro e aos 1592 portugueses que viajam para Madrid a 20 e 21 de agosto, para se integrarem na vigília de oração e na missa de encerramento, que levem um rádio para acompanhar a emissão da Jornada, que dispõe de tradução simultânea.

As previsões do estado do tempo para Madrid apontam para céu limpo e temperatura máxima de 35 graus nos dois primeiros dias da Jornada (16 e 17 de agosto), segundo a Organização Mundial de Meteorologia.

Para a data do encontro dos jovens portugueses com os bispos, a mesma em que o Papa Bento XVI chega a Madrid, o site AccuWeather prevê uma ligeira descida na temperatura máxima, com a possibilidade de trovoadas durante a noite.

A 26.ª JMJ, que decorre até 21 de agosto sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, conta com mais de 400 mil inscritos, sendo aguardados mais de um milhão de peregrinos.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top