JMJ 2011: «Desafio» chegou na altura certa para os cristãos, diz jovem portuguesa

Helena Devesa foi até Madrid para «viver a fé, estar em alegria e dar testemunho de Deus» no meio de um mundo cada vez mais indiferente

Madrid, 19 ago 2011 (Ecclesia) – Helena Devesa classificou as Jornadas Mundiais da Juventude como um “desafio” que chegou na altura certa, “sobretudo num momento em que os cristãos estão perto de uma segregação por parte do resto da sociedade e do mundo”.

“Há uma grande diferença entre estarmos reunidos por um motivo qualquer e sentirmos que estamos juntos porque temos a mesma fé”, apontou a jovem da diocese de Coimbra, em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA.

Depois de acompanhar a catequese do seu bispo diocesano na Igreja da Visitação, em Madrid, ela aceitou partilhar algumas ideias acerca do maior evento juvenil da Igreja Católica.

Indo ao encontro da reflexão dirigida por D. Virgílio Antunes às centenas de jovens portugueses que encheram o local de culto, Helena Devesa definiu as JMJ como uma oportunidade de “viver a fé, estar em alegria e dar testemunho de Deus”.

Uma convicção que não tem esmorecido apesar de “algumas falhas por parte da organização”.

A jovem da paróquia de Santo António dos Olivais tem uma visão abrangente sobre todo o evento, já que está em Espanha desde o dia 11 de agosto, e começou por participar nas pré-jornadas em Talavera de la Reina, na diocese de Toledo.

“Os momentos menos bons têm sido superados através da confiança e da entrega à graça de Deus, e portanto acho que conseguimos divertir-nos e aproveitar os tempos fortes de oração, mesmo com essas dificuldades”, garantiu.

Quanto às “manifestações” que têm saído às ruas da capital espanhola, em protesto contra os alegados custos das jornadas para os contribuintes espanhóis, Helena Devesa diz “ainda não ter sentido nada”. 

Do contacto com a população madrilena, guarda sobretudo na memória aqueles que “passam de carro e dizem adeus e pessoas que se dirigem aos grupos de jovens e perguntam como estão”.

A 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude tem como lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, e deverá contar até ao próximo domingo mais de um milhão de peregrinos, entre os quais se incluem cerca de 12 mil portugueses.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar o evento com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como a emissão em direto de televisão e rádio.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top