JMJ 2011: Cônsul português em Madrid deixa conselhos práticos aos peregrinos portugueses

A menos de um mês das Jornadas Mundiais da Juventude, muitos jovens não fizeram a sua inscrição formal, perdendo assim «vários benefícios»

Lisboa, 23 jul 2011 (Ecclesia) – O cônsul português em Madrid está “impressionado”com a forma como tem decorrido a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, mas alerta para um conjunto de situações que podem garantir aos peregrinos maior segurança.

“A inscrição formal junto das respetivas paróquias em Portugal dá direito a um conjunto de benefícios, entre os quais a possibilidade de seguro médico, a utilização de transportes públicos de forma gratuita e a atribuição de senhas de refeição válidas em 6 mil restaurantes da cidade”, sublinha João Castel-Branco da Silveira.

Em entrevista à Rádio Vaticano, aquele responsável adianta ainda que, “não obstante Madrid ser uma cidade segura, é aconselhável viajar com pouco dinheiro e não deixar bens à vista”.

Outro conselho diz respeito ao cuidado a ter com os documentos de identificação, como passaportes ou cartões do cidadão.

“Quem aqui chegar pode tirar uma fotocópia do seu cartão de cidadão, por exemplo, já que esta pode ser autenticada em qualquer esquadra espanhola”, explica o diplomata português.

Até ao momento, os dados da organização apontam para cerca de 400 mil jovens formalmente inscritos, a nível global, número distante do milhão de peregrinos previstos para tomarem parte no certame, entre 16 e 21 de agosto.

De Portugal, chegaram até ao momento cerca de 11400 pedidos de participação, jovens que contarão com o apoio do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e da Conferência Episcopal Portuguesa.

João Castel-Branco da Silveira destaca a “forte adesão de alguns países da Ásia, África e Oceânia”, como as Filipinas, Nigéria, África do Sul e Austrália”.

Uma resposta que “diz muito, pela distância e custo das viagens a efetuar”, realça.

Alguns dos eventos previsivelmente mais concorridos das JMJ, como a vigília e a missa de encerramento, nos dias 20 e 21, serão realizados numa zona mais distante de Madrid, no aeródromo de Cuatro Vientos.

Para prevenir eventuais problemas, foram disponibilizados diversos postos de segurança, fornecimento de cuidados de saúde e de água, já que se preveem altas temperaturas.

A 12ª edição do maior encontro de jovens da Igreja Católica, lançado pelo Papa João Paulo II em 1985, tem este ano como tema «Enraizados e edificados em Cristo, inabaláveis na fé».

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top