JMJ 2011: Bento XVI quer iniciativa aberta a todos os jovens

Mensagem do Papa orientou preparação do evento no último ano

Lisboa, 16 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI espera que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que hoje se inicia em Madrid, seja aberta a todos os jovens, crentes ou não, para uma experiência que pode ser “decisiva” na sua vida.

“Convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal. E gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não creem nele, possam viver esta experiência”, refere a mensagem do Papa para esta JMJ.

O texto orientou preparação do evento no último ano, escolhendo como tema “Enraizados e edificados em Cristo em Cristo, firmes na fé”.

Para Bento XVI, esta é uma proposta que vai contra a “forte corrente de pensamento laicista que pretende marginalizar Deus da vida das pessoas e da sociedade, perspetivando e tentando criar um «paraíso» sem Ele”.

“A experiência ensina que o mundo sem Deus se torna um «inferno»: prevalecem os egoísmos, as divisões nas famílias, o ódio entre as pessoas e entre os povos, a falta de amor, de alegria e de esperança”, alerta.

Os jovens, referiu o Papa, têm o “direito de receber” das gerações que os precederam “pontos firmes” de referência: “Não acrediteis em quantos vos dizem que não tendes necessidade dos outros para construir a vossa vida! Pelo contrário, apoiai-vos na fé dos vossos familiares, na fé da Igreja, e agradecei ao Senhor por a ter recebido e feito vossa”.

Há um ano atrás, recebendo uma delegação de promotores da JMJ de Madrid, Bento XVI deixou votos de que esta não seja uma “simples reunião de multidões, mas uma oportunidade privilegiada para que os jovens do país e do mundo inteiro se deixem conquistar pelo amor de Cristo” e possam partilhar “o desejo que têm de construir um mundo melhor, inspirados nos valores do Evangelho”.

Segundo estimativas das autoridades locais, a JMJ internacional com o maior número de participantes foi a de Manila, em 1995, com perto de 5 milhões de pessoas; a JMJ europeia com mais jovens foi a de Roma, em 2000: cerca de 2,1 milhões.

No total, estima-se que mais de 13 milhões de jovens tenham estado nas edições internacionais das JMJ desde 1986, em Buenos Aires.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar a edição de 2011 da Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre os dias 16 e 21 deste mês, com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como vídeos e ligações ao site oficial da JMJ.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top