JMJ 2011: Bento XVI na «capital do mundo»

Papa lembra os que não creem ou se afastaram da Igreja

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA a Madrid

Madrid, 18 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI encontrou-se hoje pela primeira vez com centenas de milhares de participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, em Madrid, lembrando a “aqueles que não creem ou se afastaram da Igreja”.

A cerimónia de boas-vindas teve espaço para uma saudação em português, na qual o Papa sublinhou que “não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé”.

“A Igreja precisa de vós e vós precisais da Igreja”, acrescentou, falando aos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa.

Sete horas depois de ter aterrado na capital espanhola, o Papa chegou à Porta de Alcalá vindo da Nunciatura, tendo recebido as chaves de ouro da cidade de Madrid das mãos do presidente do Município local, Alberto Ruiz-Gallardón.

“É uma alegria imensa encontrar-me aqui convosco, no centro da bela cidade de Madrid, cujas chaves o senhor Alcaide teve a amabilidade de me entregar. Hoje é também a capital dos jovens do mundo, para qual se voltam os olhos da Igreja inteira”, disse.

Simbolicamente, Bento XVI entrou na capital espanhola através desta histórica porta do século XVIII, na Praça da Independência, acompanhando por 50 jovens, dez por cada continente.

Como previsto, o Papa recebeu uma oliveira que vai ser plantada no local para criar um sinal visível do “enraizamento” que é o lema destas jornadas.

“Enraizados e edificados nele, firmes na fé e abertos ao poder do Espírito, encontrareis o vosso lugar no plano de Deus e enriquecereis a Igreja com os vossos dons”, apontou Bento XVI na sua saudação, posteriormente.

“Procurai sobretudo a Verdade que não é uma ideia, nem uma ideologia nem um slogan, mas uma Pessoa, Cristo, o próprio Deus vindo ao meio dos homens”, disse o Papa aos jovens.

Cavalos de raça espanhola, da Real Escuela de Caballería, ofereceram um colorido diferente ao espetáculo, que contou ainda com uma patrulha acrobáticas nos ares de Madrid, pintando o céu com as cores do Vaticano.

Bento XVI regressou ao papamóvel para seguir até à Praça de Cibeles, onde foi saudado pelo arcebispo local, cardeal Rouco Varela.

Este responsável manifestou “emocionada gratidão” ao Papa e disse que os jovens da JMJ “conhecem o sentido mais íntimo das suas vidas”.

No cenário marcava presença a tuna do Colegio Mayor de Loyola, que rodeou Bento XVI, uma tradição nas viagens pontifícias a Espanha, que o próprio visitou em Valência (2006), Santiago de Compostela e Barcelona (2010).

Trata-se também da terceira viagem do atual Papa à cidade que acolhe as JMJ, depois de Colónia (Alemanha, 2005) e Sidney (Austrália, 2008).

A JMJ 2011 decorre desde terça-feira e até domingo, na capital espanhola, onde são esperados mais de um milhão de peregrinos, a quem se vai juntar o Papa Bento XVI, nos últimos quatro dias do maior evento juvenil organizado pela Igreja Católica.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como vídeos e ligações para as emissões em direto de televisão e rádio.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top