JMJ 2011: Bento XVI está em Madrid

Papa foi saudado pelos reis de Espanha

Madrid, 18 ago 2011 (Ecclesia) – O avião que levou Bento XVI à 26.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aterrou pelas 10h48 no aeroporto internacional de Barajas, em Madrid, dando início a uma estadia que se prolonga até domingo na capital espanhola.

À partida para a viagem de aproximadamente duas horas e meia o Papa expressou o “vivo desejo de encontrar os jovens provenientes de todo o mundo para um significativo e extraordinário encontro eclesial”.

A aeronave da companhia italiana Alitalia saiu às 08h31 (hora de Lisboa) do aeroporto de Ciampino, tendo sido escoltada por dois caças da Força Aérea quando entrou no espaço aéreo espanhol.

Bento XVI foi recebido no aeroporto pelos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofía e pelo arcebispo de Madrid, cardeal Antonio Maria Rouco Varela.

Após a interpretação dos hinos nacionais do Vaticano e de Espanha seguiram-se os discursos de Juan Carlos e de Bento XVI, que pronunciou a primeira das 12 intervenções incluídas no programa do maior evento católico juvenil.

Jovens de várias idades vestidos com o uniforme da Guarda Suíça saudaram o Papa, que de acordo com a agenda percorre seguidamente no papamóvel o trajeto entre o aeroporto e a Nunciatura Apostólica, representação diplomática da Santa Sé.

Ao longo deste itinerário o Papa, acompanhado por ciclistas e corredores, vai poder apreciar danças de diversas regiões de Espanha, bem como da Argentina, Peru e República Dominicana.

Pelas 18h00 Bento XVI deixa a Nunciatura, dirigindo-se de papamóvel à Porta de Alcalá, entrada monumental de Madrid, onde o alcaide (presidente do município), Alberto Ruiz-Gallardón, lhe entrega a chave da cidade.

Depois deste gesto Bento XVI, a quem se juntam jovens dos cinco continentes e o arcebispo de Madrid, atravessa a pé a porta construída no século XVIII, regressando ao papamóvel para percorrer a avenida de Alcalá e parte do Passeio de Recoletos, saudando os peregrinos.

O Papa vai então encaminhar-se para a Praça de Cibeles, um dos locais emblemáticos de Madrid, onde pronunciará o segundo discurso da viagem e o primeiro dirigido especificamente aos jovens.

Nesta primeira celebração vão ser lembrados “todos os perseguidos por causa do evangelho”, para além dos “pobres e marginalizados”, os que “não têm casa nem trabalho” e os que “passam fome e sede”.

A bordo do avião Airbus A320 ‘Cittá di Fiumicino-George Bizet’ seguiram 34 colaboradores da Santa Sé e 52 jornalistas, que percorreram cerca de 1300 km sobre Itália e França, países a cujos chefes de Estado o Papa enviou telegramas, como é prática habitual.

A comitiva que acompanha Bento XVI inclui os cardeais Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano e Marc Ouellet, prefeito da Congregação dos Bispos, além dos purpurados espanhóis que fazem parte da estrutura do Vaticano: Antonio Cañizares, Julián Herranz e Eduardo Martínez Somalo.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar a edição de 2011 da Jornada Mundial da Juventude com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como a emissão em direto de televisão e rádio.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top