Aeródromo acolhe celebrações finais e está completamente lotado com cerca de um milhão de jovens
Madrid, 20 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI chegou há momentos ao aeródromo de Cuatro Vientos, nos arredores de Madrid, onde o esperavam centenas de milhares de jovens, tendo-se dirigido diretamente para o altar, sem passar pelo meio da multidão no papamóvel.
Depois de se terem apercebido da presença do Papa, os participantes deixaram gritos de “Viva el Papa” e “Benedicto, Benedicto”.
Os organizadores da 26.ª Jornada Mundial da Juventude, que se realiza desde terça-feira sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, anunciaram que o espaço de Cuatro Vientos está “completamente lotado” e que os peregrinos que quiserem acompanhar a celebração de domingo o poderão fazer no estádio Vicente Calderón, em ecrãs gigantes.
Os responsáveis falam ainda em “expectativas superadas”, tanto pela participação nas atividades como pelo “comportamento na cidade”
Além da estrutura para as celebrações religiosas, o espaço equivalente a 48 campos de futebol inclui outras estruturas para acolher os peregrinos, como 14 bares e 4300 casas de banho, além de espaço para os que ali vão pernoitar.
A animação no palco principal começou às 16h00, com música, momentos de oração e testemunhos de católicos, incluindo a recitação de um terço em que cada ‘mistério’ vai ser rezado a partir de um dos cinco continentes.
Na celebração, que se inicia em breve, cinco jovens, em representação de todos os continentes, vão colocar perguntas a Bento XVI, que lhes responderá na ocasião.
O altar, com capacidade para mais de duas mil pessoas, mede 195 metros de largura, 38 de fundo e 22 de altura, foi desehado por Ignacio Vicens, contendo uma grande montanha onde ficará Bento XVI, debaixo da sombra de uma árvore metálica.
A Vigília de Adoração conta com a exposição do Santíssimo Sacramento, hóstia consagrada que os cristãos acreditam ser Cristo, dentro da custódia de Arfe de Toledo, uma joia gótica de 1524 que viajou desta cidade a cerca de 100 quilómetros de Madrid.
Os jovens vão ter ao seu dispor 17 capelas, abertas durante toda a noite,e a organização anunciou a chegada de camiões com 200 mil litros de água.
No domingo, Bento XVI preside à missa de encerramento (09h30, menos uma em Lisboa) e, antes da tradicional oração do Angelus, dedicada à Virgem Maria, vai anunciar o local onde se vai realizar a próxima JMJ, o Rio de Janeiro, no Brasil.
O portal Agência ECCLESIA acompanha o evento com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como a emissão em direto de televisão e rádio.
OC
Notícia atualizada às 19h58