JMJ 2011: Arcebispo de Braga pede que experiência de Madrid seja uma peregrinação

D. Jorge Ortiga celebrou para jovens de várias dioceses que se preparam para participar nas jornadas mundiais

Braga, 11 ago 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga pediu esta quarta-feira que os jovens portugueses vivam a próxima Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, como uma “verdadeira Peregrinação”.

“Se a atitude interior for esta, as variadas iniciativas programadas produzirão frutos consistentes. Caso contrário, tudo será um acontecimento efémero que não deixará raízes firmadas na fé em Cristo”, indicou D. Jorge Ortiga, na homilia da ‘Celebração do Envio’ de participantes das dioceses de Braga e da Madeira, que se realizou na Sé minhota.

“Peço-vos, por isso, que não banalizeis esta experiência, que deverá ser marcante para vós, para a Igreja e para a sociedade”, acrescentou.

O prelado alertou para a “exigência” da fé cristã e disse aos presentes que “ser igual aos outros, deixar-se comandar por referências da moda ou da fama fácil, leva à perda da liberdade pessoal e da responsabilidade coletiva de gerar uma sociedade mais fraterna e mais humana”.

“Não acrediteis em promessas fáceis. A peregrinação supõe coragem para ultrapassar as coisas impossíveis, as dúvidas e os medos em relação ao presente e ao futuro”, precisou.

D. Jorge Ortiga quis também destacar a importância das “redes sociais e das novas tecnologias” para comunicar “experiências de fé pessoais e comunitárias”.

“Revelai que ides em peregrinação, cantando e rezando, convivendo e partilhando, com alegria e entusiasmo a mesma fé em Cristo”, pediu aos participantes.

A JMJ 2011 vai decorrer entre 16 e 21 de agosto, na capital espanhola, onde são esperados mais de um milhão de peregrinos, a quem se vai juntar o Papa Bento XVI, nos últimos quatro dias do maior evento juvenil promovido pela Igreja Católica.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top