Responsáveis esperam que a experiência de Madrid seja «forte impulso» para a pastoral juvenil na diocese
Lisboa, 12 jul 2011 (Ecclesia) – Cerca de 200 jovens algarvios vão marcar presença na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Madrid de 16 a 21 de agosto, revelou o assistente do setor diocesano da pastoral juvenil.
Em texto hoje publicado no semanário Agência ECCLESIA, o padre António de Freitas fala em perto de “160 jovens inscritos pelo secretariado diocesano e cerca de 40 por movimentos e congregações religiosas”.
A preparação diocesana para a JMJ iniciou-se a 13 de agosto de 2010 e, segundo este responsável, tem sido marcada pela “ansiedade, alegria e entusiasmo”.
“Esta JMJ é olhada pelos animadores juvenis não tanto como uma meta (que também o é), mas sobretudo com a esperança de ser um forte impulso para os jovens, quer em grupo quer individualmente”, escreve.
Para o padre António de Freitas, o trabalho da pastoral juvenil é “um desafio enormíssimo e cheio de resistências e em que os jovens têm dificuldade em conjugar o seu dinamismo jovem com o ser discípulo de Jesus Cristo”.
O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, integrará a viagem de autocarro com os 160 jovens da diocese, após ter “colocado muita ênfase nesta peregrinação e encontro mundial”.
Até à partida para Madrid ainda haverá um encontro no final do mês de julho para os últimos preparativos e alertas e para se entregar um guião que conterá uma proposta de “preparação pessoal de cada participante, que se iniciará a 7 de agosto e culminará na celebração de envio, a 15 de agosto”.
Esta última cerimónia será presidida pelo bispo diocesano, seguindo-se, de imediato, a viagem rumo à capital espanhola.
OC