Carlos Moedas destacou que obra no Parque Tejo, apresentada à população, vai «ficar para o futuro»
Lisboa, 10 jun 2023 (Lusa) – O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, mostrou hoje a sua confiança na presença do Papa na JMJ 2023, sublinhando as “boas notícias” que chegam desde o Vaticano, após a intervenção a que Francisco foi submetido na quarta-feira.
“O Papa está a melhorar. As notícias são boas”, disse aos jornalistas durante uma visita ao Parque Tejo – Lisboa, espaço que vai acolher as celebrações conclusivas da próxima Jornada Mundial da Juventude, na capital portuguesa.
Carlos Moedas citou D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, para sublinha que “só existe um plano, que é o ‘Plano F’, o plano Francisco”, na convicção de que o Papa “virá a Lisboa”.
“Teremos aqui uma grande Jornada da Juventude e é nisso que estamos a trabalhar. Não estamos a trabalhar em mais nenhum cenário”, reforçou Carlos Moedas.
O autarca sublinhou a importância de receber um evento em que o Papa e milhares de jovens vão “discutir o futuro do mundo”, da ecologia à era digital.
“Lisboa estará no centro do mundo, durante esses dias”, prosseguiu.
O Papa Francisco foi operado esta quarta-feira a uma hérnia abdominal, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, registando uma “progressiva melhoria” do seu quadro clínico.
A Câmara Municipal de Lisboa promoveu uma visita ao Parque Tejo, aberta à população, num percurso pré-definido pelo recinto, passando perto da ponte ciclo-pedonal, em fase de conclusão, até chegar à zona onde está a ser construído o palco.
“Lisboa está pronta, estamos prontos para este grande, grande evento, único na história do país”, afirmou Carlos Moedas.
Para o autarca, esta é uma obra que “ficará para o futuro” da cidade, promovendo a mudança do local, através de um parque verde “sustentável”.
Durante a visita, o Município de Lisboa mostra o “talhão modelo”, com os equipamentos que cada zona do Parque Tejo vai ter durante a JMJ 2023, como bebedouros ou contentores de higiene urbana.
Entre os visitantes, esta manhã, estava o padre Hugo Ventura, missionário espiritano, para quem o novo espaço mostra um lado “bonito da cidade”.
“É inspirador também para nós, enquanto Igreja, para celebrar este momento da JMJ, faz-nos voar e sair em missão”, declarou.
O religioso adiantou que os Missionários Espiritanos em Portugal estão a preparar um programa próprio, para se associarem à JMJ, com cerca de 370 participantes de quatro continentes.
Da Paróquia de Casal de Cambra (Patriarcado de Lisboa) veio Maria Margarida, com sua filha e netos, para ver um local que representa todo o empenho dos últimos meses, na preparação da JMJ.
“Vestimos logo a camisola, assim que soubemos da iniciativa”, assumiu.
Na última terça-feira, o Vaticano divulgou o programa da próxima viagem do Papa a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para presidir à JMJ Lisboa 2023.
Francisco, que vai passar por Fátima a 5 de agosto, tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
A próxima edição internacional da JMJ vai ter lugar em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto.
OC
Lisboa 2023: Presidente da Fundação JMJ reforça confiança na presença do Papa