Movimento de leigos «Presépio na Cidade» quer espalhar pelas ruas de Lisboa o espírito do verdadeiro Natal
Pelo 11º ano consecutivo, o Presépio vai sair à rua na cidade de Lisboa. O movimento de leigos «Presépio na Cidade» começa esta Segunda-feira, 6 de Dezembro, o seu programa de actividades para 2010, com a oração diária do terço, na Basílica dos Mártires, no Chiado, a partir das 18h30.
De acordo com Leonor Ameal, a maior novidade deste ano é que a organização será itinerante, não havendo um local definido como sede do movimento.
«Como Jesus também não teve morada permanente, se calhar esta é a melhor forma de levá-Lo aos outros» explica aquela responsável, que contribui para esta causa há cerca de 6 anos.
«Vamos interpelar as pessoas e procurar dar-lhes a conhecer o Menino Jesus que vai nascer» acrescenta ainda.
Voltar a colocar o presépio como um dos sinais mais importantes do Natal, é um dos principais objectivos do grupo de leigos, desde que foi formado em 1999.
«Lentamente, os símbolos religiosos de Natal foram sendo substituídos por outros, mais comerciais» aponta Leonor Ameal, para quem importa «passar a mensagem que Jesus quer nascer no coração de cada pessoa, e que continua a apoiar todos os homens».
Um dos grandes desafios propostos a todas as comunidades é a construção de figuras para os presépios. «O ano passado recebemos cerca de 3500» adianta Leonor Ameal, que nota «um crescente interesse da parte das paróquias e dos movimentos», mesmo fora de Lisboa.
É que este ano Évora e Santarém também se associam ao projecto «Presépio na Cidade», através da construção de presépios e também da oração diária.
Os símbolos natalícios vão ser distribuídos por diversas instituições do distrito de Lisboa, ligadas à saúde e maternidade, a obras religiosas de solidariedade social, e à Comunidade Vida e Paz.
Prevista está ainda a visita a uma prisão, «para que aqueles que estão mais afastados da sociedade sintam que também fazem parte deste esforço» destaca Leonor Ameal.
Cumprindo a tradição, este ano o programa encerra com a Via da Alegria, no dia 18 de Dezembro, a partir das 16 horas. Uma procissão que começa junto à Praça do Comércio para depois se espalhar pelas ruas da Baixa Chiado, simbolizando os passos da Sagrada Família até Belém, onde nasceu o Deus menino.