Jesus e Maria na voz de místicos e poetas da tradição islâmica iraniana

A Faculdade de Teologia, em Lisboa, organiza um ciclo de conferências no âmbito do diálogo entre Cristianismo e Islão, com o tema “Jesus e Maria na voz de místicos e poetas da tradição islâmica iraniana”.

Os encontros, com entrada gratuita, decorrem de 30 de Abril a 8 de Maio, em horário pós-laboral (18h30-20h00), excepto no último dia (Sábado), em que a conferência se realiza durante a manhã.

As palestras são proferidas por Alireza Moussavi Madani (Univ. de Isfahan e Sharif), e caso o orador opte pela língua persa, a Embaixada do Irão faculta tradutor para português.

Programa
Dia 30
A Resposta
A expiração do Messias é Remédio do Amor. / Se não tens dor, quem te poderá curar?
O mundo é feito para responder aos anseios e interrogações das pessoas. Antes do nascimento de uma criança, o leite começa a correr nos seios da sua mãe. O dom da cura em Jesus era resposta de Deus Todo Poderoso aos pedidos e anseios dos necessitados e dos que sofriam dores do corpo e da alma.

Dia 3
O Estrabismo
No caminho de Deus, o rei estrábico / Separou os dois Seguidores de Deus.
Na história do Cristianismo, os cristãos sofreram muito. Os Cristãos tiveram grandes dificuldades na divulgação do Cristianismo e foram muito pacientes. Algumas dificuldades foram causadas pelos descrentes, mas também pelos que acreditavam que a mensagem de Moisés e Jesus era diferente. Estes eram os estrábicos e duplicavam a verdade que unia Moisés e Jesus.

Dia 4
O Nascimento de Jesus
No Alcorão, o Sorate de Maria descreve de modo maravilhoso a glória do Nascimento de Jesus, o Messias. Neste sorate, o Alcorão lembra todas as etapas que Maria atravessou até esse momento. Estas Etapas Luminosas e esotéricas são: Maria na Luz; Maria escondida do seu Povo; Encontro de Maria com o Espírito, início do seu refugio na graça de Deus e recepção de orientações; Gravidez de Maria; Afastamento de Maria do seu Povo; Início das dores do parto; Jesus fala com a sua mãe logo depois do nascimento; Jesus fala com o povo a partir do berço.

Dia 5
A Personalidade de Jesus e a sua Profecia
Nos versículos 30 a 33 do Sorate de Maria e dos 45 a 51 do Sorate Al-Omrão, o Alcorão apresenta a personalidade de Jesus, o Messias, e a sua Profecia. Muitas das frases são palavras do próprio Jesus, apresentadas em discurso directo. Jesus, o Messias, afirma que apareceu para: Convidar todos a acreditar em Deus; Apresentar a Bíblia; Apresentar informações e conhecimentos (com a sua profecia) que a humanidade, com a sua ciência limitada, desconhece; Trazer graça para a vida difícil das pessoas; Admirar o Criador; Lembrar os deveres e os direitos perante os pobres e os outros; Lembrar a beneficência e o afecto para com os outros e, especialmente, para com o próximo; evitar o despotismo e o totalitarismo; – acalmar as dores; facilitar a religião e eliminar as obrigações punidoras.

Dia 6
O destino de Jesus, o Messias
No versículo 55 do Sorate Al-Omran, o Alcorão fala do destino de Jesus, o Messias. A respeito desse destino, o Alcorão utiliza três expressões: Morte; Ascensão; Purificação ou libertação das mãos dos descrentes. E explica que os seus seguidores são superiores aos descrentes.

Dia 7
A Virtude e Dom do Espírito Santo:
Se a virtude e o dom do Espírito Santo aparecer mais uma vez, / Todos terão o Dom de Messias.
Jesus, o Messias, chegou a este mundo para convidar todos à preparação necessária para receber o dom do Espírito Santo. Ensinou que o ser humano tem uma magnífica verdade dentro de si. Uma verdade grandiosa e misteriosa. Se conseguíssemos descobrir esta verdade, teríamos luz e capacidade infinitas. Jesus, o Messias, pôs a mão na cabeça dos seus apóstolos e disse para irem às cidades e aldeias suavizar, como ele, as dores das pessoas.

Dia 8
Revelação e solidão
Se vais, como Jesus, puro e solitário para o Céu, / a Tua Luz iluminará o Sol.
Na literatura mística, Jesus, o Messias, é símbolo da Manifestação e da solidão. A relação dele com o Justo e Todo Poderoso é a Manifestação, e em relação à humanidade é símbolo de solidão. A Revelação significa a ultrapassagem da matéria e o encontro da Verdade presente em tudo. A solidão significa viver livre de qualquer dependência neste mundo.

Com SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top