Jesuítas: Sede da «Brotéria» recebe conversa sobre o «Santo do povo»

Lisboa, 17 mai 2023 (Ecclesia) – A sede da revista ‘Brotéria’, da Companhia de Jesus (Jesuítas), recebe hoje uma conversa sobre a vida de Francisco Rodrigues da Cruz, uma das “mais amadas” figuras da Igreja em Portugal no século XX, às 18h30, em Lisboa.

A iniciativa conta com a participação de Ana Catarina André e Sara Capelo, as autoras da obra ‘Padre Cruz – O Santo do Povo’, na sede da ‘Brotéria’ (Rua de São Pedro de Alcântara, nº3, Lisboa), informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A nova biografia sobre Francisco Rodrigues da Cruz – ‘Padre Cruz. O Santo do Povo’ -, com a chancela da ‘Oficina do Livro’, chegou às livrarias portuguesas no dia 11 de abril.

Francisco Rodrigues da Cruz, conhecido popularmente como padre Cruz, nasceu em casa, na localidade de Alcochete (Diocese de Setúbal), a 29 de julho de 1859, quarto filho de Manuel da Cruz e Catarina de Oliveira da Cruz, tinha uma saúde débil, “foi batizado em casa” e só um mês depois é que foi à igreja de São João Batista, cuja pia batismal gostava de beijar.

Concluídos os estudos secundários, seguiu para Coimbra, onde se formou em Teologia, na Universidade de Coimbra, em 1880, ordenando-se sacerdote em 1882; entrou para a Companhia de Jesus a 3 de dezembro de 1940; morreu a 1 de outubro 1948, no Largo do Caldas (Lisboa).

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965; mais tarde, foi nomeado um novo Tribunal, em setembro de 2009; o Patriarcado de Lisboa informou que, entre março e maio de 2011 foram “ouvidos os testemunhos sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus”; a Comissão Histórica entregou a de outubro de 2019, os documentos e a sua análise crítica.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top