Jesuítas: Revista «Brotéria» muda de instalações

Decisão quer reforçar relação com o mundo da cultura

A revista “Brotéria” e a sua biblioteca, pertencentes aos Jesuítas, vão ser transferidas para instalações situadas junto à igreja de São Roque, em Lisboa, deixando o espaço situado na “Casa dos Escritores”, também na capital.

O protocolo que formaliza a mudança vai ser assinado esta Terça-feira entre a Província Portuguesa da Companhia de Jesus e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Na carta em que aprova este acordo, o responsável máximo da congregação católica, padre Adolfo Nicolás, salienta que o convénio permite aprofundar a relação entre “a fé com a cultura”, mediante o equilíbrio entre “a reflexão e a investigação”, apoiadas por “uma divulgação de qualidade”.

Em missiva dirigida aos Jesuítas portugueses, o responsável da Província Portuguesa, padre Nuno Gonçalves, diz-se convencido de que a transferência vai trazer “muitos frutos”, permitindo à revista “cumprir melhor a sua missão como instrumento privilegiado” da congregação na área da cultura.

A assinatura do protocolo decorre na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Largo Trindade Coelho, às 17h30.

A “Brotéria”, cujo nome é uma homenagem ao naturalista português Félix de Avelar Brotero (1744-1829), foi fundada em 1902 como Revista de Ciências Naturais do Colégio de São Fiel, pelos padres jesuítas Joaquim da Silva Tavares, Carlos Zimmerman e Cândido Mendes.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR