Jesuítas: Província Portuguesa vai analisar trabalho junto das «periferias»

3.ª Assembleia Social Inaciana decorre sexta-feira e sábado no Seminário de Almada

Lisboa, 30 mar 2017 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Companhia de Jesus vai promover entre esta sexta-feira e sábado, no Seminário de Almada, uma assembleia social dedicada ao tema das “periferias” e ao trabalho da congregação junto dos mais carenciados.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os jesuítas portugueses recordam que “a atenção às periferias, sejam elas de nível social, urbano, ecológico ou mundial” tem sido um dos principais “apelos” do Papa Francisco.

“Uma prioridade que se enquadra também nas linhas estratégicas da Província Portuguesa”, aprovadas “pelo Superior Geral da Companhia de Jesus e cujo período de implementação irá de 2017 a 2023”, refere a mesma fonte.

Durante a 3.ª assembleia social inaciana, assim referida em honra ao fundador dos jesuítas, Santo Inácio de Loiola, os religiosos esperam “consolidar” ideias e favorecer a “formação, o debate e a partilha de experiências” entre os participantes.

No Seminário de Almada deverão estar “cerca de 80 pessoas, entre colaboradores, voluntários e jesuítas que trabalham nas 26 obras e movimentos da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, ou de inspiração inaciana”.

Os trabalhos vão ser também acompanhados por representantes de obras sociais e por especialistas do setor económica e em Doutrina Social da Igreja, como Manuela Silva, antiga presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz.

Durante estes dois dias, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus espera ainda lançar as bases para a celebração do Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica "Misericordia et Misera", e que este ano vai ser assinalado pela primeira vez, no dia 19 de novembro.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top