Jesuítas: «Ponto de Escuta» recebeu mais de três dezenas de pedidos em menos de uma semana

Um serviço dirigido a quem «se sinta sozinho, desorientado e desanimado»

Lisboa, 01 fev 2021 (Ecclesia) – O serviço ‘Ponto de Escuta’, da Companhia de Jesus, (Jesuítas) recebeu mais de 30 pedidos de pessoas para serem escutadas, em menos de uma semana.

Este serviço dos Jesuítas, dirigido a quem “se sinta sozinho, desorientado e desanimado, é gratuito, confidencial e prestado por voluntários que conversam por telefone com quem o desejar”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Os pedidos de atendimento chegaram “de todo o país, a maioria da parte de mulheres, e foram agendados em menos de 24 horas pelos voluntários que integram o projeto”.

“A grande maioria das pessoas que foram escutadas e avaliaram esse momento de escuta (94,1%) afirmou que se sentiram muito bem escutados/acolhidos, sendo que muitos (94,2%) sentiram vontade de agendar um novo momento de escuta”, lê-se no comunicado.

Esta iniciativa surge da consciência de que este tempo de pandemia “está a causar muito sofrimento e angústia aos portugueses, sendo de esperar um agravamento deste mau estar” com o período de confinamento que se atravessa.

A coordenadora provincial do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis (SPC) da Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ), Ana Sofia Marques, sublinha que, “numa altura em que grande parte das Obras da PPCJ se fecharam neste esforço nacional de combate à pandemia, os menores e adultos vulneráveis que servem continuam a precisar de um olhar atento e protetor por quem os recebia e conseguia ler no seu rosto se tudo estava (ou não) bem.”

Como afirma a responsável por este serviço, “escutar é pôr-me no lugar do outro, é estar inteiro naquele momento de escuta para o outro, é ser luz(inha), é proteger e cuidar”.

Não sendo um espaço de apoio espiritual, também será possível agendar esse encontro, com um jesuíta, se for solicitado, tal como já aconteceu em algumas situações.

Uma vez que se espera “um aumento da afluência” a este serviço, no próximo fim-de-semana será feita uma formação para novos voluntários que se juntarão, assim, aos 35 que já integram o Ponto de Escuta.

No portal dos Jesuítas em Portugal (Ponto SJ) está disponível um formulário onde as pessoas se podem inscrever para que seja agendado o momento da escuta.

O «Ponto de Escuta» é um serviço integrado no Ponto de Abastecimento, espaço que reúne as várias propostas dos Jesuítas para este tempo de confinamento. Entre as iniciativas disponibilizadas no Ponto SJ estão também propostas de oração, de reflexão e sugestões de lazer.

LFS

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Agência ECCLESIA

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