Lisboa, 22 abr 2021 (Ecclesia) – O sacerdote jesuíta José Afonso Marques Pinto faleceu esta quarta-feira aos 91 anos de idade, em Lisboa, na sequência da infeção por Covid-19, informou a Companhia de Jesus em comunicado.
O religioso integrava a Companhia de Jesus há 64 anos; nasceu na freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, no dia 3 de abril de 1930 e entrou na Companhia de Jesus a dia 14 de novembro de 1956, em Soutelo, Braga.
Esta sexta-feira, pelas 18h30, celebra-se Missa de ação de graças pela sua vida, na igreja do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.
“Desde o início do ano, a morte tem tocado de um modo especial as comunidades da Companhia de Jesus, em particular a Comunidade do Centro Inaciano do Lumiar, em Lisboa. Sabemos que estamos acompanhados por muitos amigos e que esta é uma experiência por que têm passado também muitas famílias”, assinala a nota divulgada pelos Jesuítas em Portugal.
O padre José Afonso Marques Pinto foi capelão militar e missionário em Moçambique, passando depois por várias comunidades jesuítas e paroquiais em Portugal, particularmente na Diocese de Setúbal.
A Companhia de Jesus evoca “um sacerdote cheio de zelo apostólico e sempre disponível para o ministério sacerdotal”, informando ainda que, devido às circunstâncias da sua morte, não será possível celebrar Missa de corpo presente.
OC