Velório do sacerdote que fundou e dinamizou o portal Ponto SJ vai decorrer na Igreja do Espírito Santo, em Évora, a partir das 10h30 desta terça-feira e o funeral no dia seguinte, no Porto
Lisboa 22 abr 2024 (Ecclesia) – Faleceu o padre jesuíta José Maria Brito, aos 48 anos de idade, em Évora, após ter sofrido um AVC no último domingo.
“É com enorme pesar e consternação, mas também com imensa gratidão por tanto bem recebido através da sua vida, que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus informa que morreu esta tarde o P. José Maria Brito”, lê-se no portal dos jesuítas Ponto SJ, fundado pelo sacerdote que hoje faleceu.
De acordo com a informação, o padre José Maria Brito “sofreu no domingo um AVC despoletado por vários tumores que desconhecia”.
A Companhia de Jesus refere o “enorme entusiasmo e espírito de missão” que o padre José Maria brito colocou no projeto “Ponto SJ”, que fundou e dinamizou.
“Estava há um ano e meio a viver na comunidade dos jesuítas em Évora. Aí colaborava ativamente com a Arquidiocese na equipa da pastoral familiar e com o Casarão, centro universitário da Arquidiocese. Era assistente regional da Comunidade de Vida Cristã (CVX)- Além Tejo e também presidente da Fundação Gonçalo da Silveira”, acrescenta o comunicado.
“Neste momento de enorme tristeza e dor, unimo-nos à família, amigos e a todos os que tiveram a bênção de se cruzar com o Zé Maria ao longo da sua vida”, conclui a Companhia de Jesus.
Na página da Arquidiocese de Évora, na internet, o D. Francisco José Senra Coelho, arcebispo diocesano, “apresenta sentidas condolências à sua extremosa família e à Companhia de Jesus” em nome pessoal e de arquidiocese.
O velório do padre José Maria Brito é esta terça-feira, dia 23 de abril, na Igreja do Espírito Santo, em Évora, onde é celebrada uma Missa às 12h30, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho; o cortejo fúnebre segue depois para o Porto onde vai ser celebrada uma Missa na igreja de Cedofeita, às 20h00 e as exéquias vão ser na quarta-feira, na mesma igreja, às 14h00, sendo o corpo depois sepultado no cemitério do Prado do Repouso, no Porto.
O Ponto SJ é um portal dos jesuítas em Portugal que, a partir da “adesão ao Evangelho, a pertença à tradição cristã e a visão inaciana” publica artigos de opinião com um “olhar, generoso e crítico” sobre “a realidade, a sua riqueza, complexidade e contrariedades”.
“Desejamos favorecer o exigente exercício do diálogo, que tanto pede empatia e atenção na escuta, como honestidade e ousadia de palavra que, sendo crítica, não seja violenta nem imediatamente defensiva ou autojustificativa”, acrescenta o estatuto editorial do Ponto SJ.
PR
(notícia atualizada dia 23, às 12h00)