Jesuítas: Diálogo através do Cinema

Ciclo «Lugares do Belo» é acolhido pelo Centro Universitário Padre António Vieira, em Lisboa

Lisboa, 27 Jan (Ecclesia) – O Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, está a apostar no Cinema para estimular o diálogo e a relação entre as pessoas.

“Faz falta tempos de diálogo, escutar os outros, perceber o que sentem, escutar histórias de vida. Às vezes revemo-nos em algumas questões, outras vezes quebram-se tabus, ficamos mais esclarecidos. Isto ajuda-nos a viver em relação uns com os outros” realça Fernando Ribeiro, religioso da Companhia de Jesus (Jesuítas), director-adjunto do CUPAV.

A instituição jesuíta está a acolher um ciclo de cinema documental intitulado «Lugares do Belo», em parceria com o grupo Leigos para o Desenvolvimento, organização não-governamental, e a Fundação Gonçalo da Silveira.

Depois do primeiro filme, «Timor Unfinished Jouneys», do realizador Rui Nunes, ter abordado o tema dos conflitos humanos, esta noite, a partir das 19h30, vai a cena a película «Ícaro», que reflecte sobre a questão da deficiência.

Segundo Fernando Ribeiro, o ciclo de cinema pretende contribuir para a “promoção da vida humana e da justiça”, tendo como ponto de partida um desafio deixado por Bento XVI, durante a sua visita a Portugal, em Maio de 2010.

“Num discurso realizado no Centro Cultural de Belém, o Papa disse os presentes para que, mais do que fazerem coisas belas, tornassem as suas vidas lugares de beleza. Na altura estas palavras marcaram-nos a nós de forma muito pessoal, e foi um pouco daqui que surgiu esta ideia” revela o religioso jesuíta, em declarações à ECCLESIA.

Todas as sessões são abertas ao público em geral e contam com a presença dos diversos realizadores, uma forma de estimular o diálogo e o convívio entre as pessoas.

A iniciativa termina dia 10 de Fevereiro, com a exibição da película «Pelas Sombras», de Catarina Mourão.

Este filme aborda o desenvolvimento humano, neste caso da artista plástica Lurdes de Castro, que partilha a sua experiência de vida e abre ao espectador o seu universo pessoal.

O ciclo de cinema “Lugares do Belo” é tema de destaque esta noite, a partir das 22h45, no Programa da Igreja Católica na Antena 1.

PRE/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR