Jesuítas: De comissário de bordo a sacerdote

Paulo Duarte é um dos seis padres qeu vão ser ordenados no próximo dia 5 de julho

Faro, 11 jun 2014 (Ecclesia) – O jesuíta Paulo Duarte, antigo comissário de bordo de uma companhia aérea portuguesa, deixou a sua profissão há mais de 10 anos e vai ser ordenado padre no próximo dia 5 de julho, em Coimbra.

O futuro sacerdote natural de Portimão, explica ao jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, que o dia 26 de setembro de 2003 permanece na sua memória como aquele em que deixou tudo e iniciou um “processo de esvaziamento” para se encontrar consigo mesmo.

Aos cinco anos já dizia que queria ser padre, mas a ideia rapidamente se dissipou aos sete, quando fugiu (literalmente) da catequese, como explica num post do blogue e do seu perfil no Facebook.

Em Paris desde setembro de 2013, está a fazer o mestrado (dois anos) em Teologia Fundamental, dá assistência à comunidade portuguesa e acompanha refugiados políticos.

Ordenado diácono em Madrid no dia 16 de março de 2013, Paulo Duarte, hoje com 34 anos, prepara-se para se iniciar na vivência sacerdócio e garante ser “muito feliz”.

“O padre tem muito esta função de ajudar a dar vida”, sublinha.

A província portuguesa da Companhia de Jesus celebra a ordenação sacerdotal de seis novos jesuítas, numa Missa que será presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, a 5 de julho, na Sé Nova, pelas 15h00.

FD/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR